telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará realiza Workshop SESI E SENAI de Inovação e Tecnologia

29/04/2022 - 16h04

Na noite da última quinta-feira (28/04), a Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará realizou o Workshop SESI E SENAI de Inovação e Tecnologia com foco nos benefícios estratégicos na utilização da propriedade intelectual para a Indústria.

O evento foi pensado em alusão ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual que é comemorado no dia 26/04 e reuniu as áreas de Inovação das casas SESI Ceará, SENAI Ceará e IEL e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

O evento foi destinado aos presidentes dos sindicatos e pessoas chaves que movimentam a inovação do Estado. O evento contou com a participação da Carla Freitas, representante do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Estado que trouxe de forma prática os benefícios e vantagens de se aplicar as ferramentas de proteção intelectual.

Estiveram presentes o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, o Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e Líder do Observatório, Sampaio Filho, o Head do Hub do IEL Ceará, Fábio Braga, a  Gerente de Inovação e Pesquisa do IEL, Margaret Lins, o Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Marcos Soares, o Gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia (UNITEC), Tarcísio Bastos, o Gerente do Instituto Senai de Tecnologia e  do Centro de Inovação SESI Ceará (CIS), Carlos Egberto, Coordenador do Centro de Inovação do SESI Ceará (CIS), Bruno Simões e alunos e professores do primeiro ciclo do Pré-Acelera SENAI 2021.

“Trouxemos hoje a Carla do INPI, em alusão ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, para falar com os nossos convidados sobre como esse assunto pode contribuir na agregação de valor a bens, seja por meio das marcas, das patentes, dos desenhos industriais ou dos direitos autorais, dentre outros. Este é um momento para aprender mais sobre esse assunto e tirar dúvidas”, reforçou Paulo André Holanda.

"A ideia aqui hoje é que a gente traga informações que auxiliem os empresários a pensarem na propriedade intelectual de forma estratégica dentro dos seus negócios, agregando valor e competitividade aos seus produtos", declarou Carla Freitas representante regional da unidade INPI no Ceará.

Ainda durante o encontro, mediado pela Consultora Ronara Marques, foi realizada apresentação das oportunidades de fomento SESI E SENAI Ceará através da plataforma de inovação para a indústria, que tem o objetivo de mobilizar e financiar o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores com a finalidade de aumentar a produtividade e competitividade da indústria brasileira.

Foram apresentadas ainda as oportunidades de duas  categorias da plataforma: Aliança Industrial e Empreendedorismo Industrial, que trabalham com a linha de recursos não-reembolsáveis, além da demonstração das tecnologias finalistas do programa Pré-acelera 2021 que iniciaram o processo de incubação no Instituto Senai de Tecnologia em Eletrometalmecânica, em Maracanaú. As startups participantes foram: LESS TIME, um projeto que tem como objetivo diminuir os problemas que podem ocasionar menor produtividade nas empresas, reduzindo a burocratização dos processos de almoxarifado, criando um padrão de contagem de recursos físicos, melhorando a comunicação entre os setores. Equipe dos alunos do SENAI Jacarecanga: Getúlio Santos, Luiz Davi, Lucy Santos, Pedro Tamahino e Alexia Dias.

D’ÁGUA POINT, esse projeto foi desenvolvido para controlar o consumo de água por meio de sensores de vazão em tubulações chaves visando a  diminuição do consumo de água. Equipe dos alunos do SENAI Jacarecanga: Cauan Pinheiro, Anderson Bruno, Emília Rêgo e Karine Mariano.

Já o DUOTEC, é um projeto que tem o objetivo de produzir e economizar energia por meio da utilização de energia cinética de máquinas pesadas. Equipe dos alunos do SENAI Barra do Ceará: Yuri Marques e Renan Cavalcante. Contamos ainda com a participação das empresas residentes no Habitat de Inovação do Senai-CE: HL Soluções Ambientais e Impacto Protensão que contribuíram com esse momento. A Empresa HL Soluções Ambientais e Impacto Protensão abriram suas portas para as startups D’água Point e Less Time respectivamente para que possam testar os protótipo que estão sendo desenvolvidos em conjunto com a equipe do SENAI.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright