telefone(85) 4009.6300

Museu da Indústria recebe a visita dos Alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio do SESI SENAI

28/04/2022 - 14h04

Na última sexta-feira (22/04), o Museu da Indústria recebeu a visita de 35 alunos do Novo Ensino Médio da Escola SESI SENAI, que estão em formação nos cursos de Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Sistemas de Energias Renováveis. Essa iniciativa é resultado da parceria da Escola com o Museu e reuniu, somente no mês se abril, nove turmas, beneficiando 315 estudantes.

“Esse é um projeto que visa proporcionar aos alunos a cultura e trabalhar as áreas do conhecimento, fazendo o link com as áreas de Eletrotécnica e Sistemas de Energias Renováveis com a exposição que tem tudo a ver”, declarou Bruno Farias, Coordenador Pedagógico do Novo Ensino Médio da Escola SESI SENAI.

A mostra “Eletricidade: história, memória e futuro do patrimônio energético do Ceará” reúne vasto conteúdo sobre essa temática, tão fundamental à vida humana, e tem como objetivo apresentar aos visitantes um panorama da relação entre energia e sociedade ao longo do tempo. Contando com três parâmetros transversais – as mudanças nos hábitos e costumes, a evolução e eficiência das matrizes energéticas e a segurança e importância do uso consciente -, a exposição pretende estabelecer uma pedagogia por meio de objetos, textos e experimentações diversas.

“Gosto muito de estudar na escola SESI SENAI. Tem sido uma experiência nova e lá eu sinto que eles realmente preparam os alunos para a vida. A exposição é incrível, com muitas informações importantes e que tem tudo a ver com o que estudamos”, relatou Emilly de Souza Miranda, 15 anos, aluna do curso de Energias Renováveis.

Além da oportunidade de conhecer o Museu, os estudantes puderam vivenciar o conteúdo visto em sala de aula e aprofundar os conhecimentos sobre o seu próprio ramo de trabalho, tornando a aprendizagem mais efetiva e instigante. Os alunos participaram de uma oficina, oferecida pelo SESI SENAI, com a Professora de artes, artista e pesquisadora de áudio visual e imagens, Louise Félix. Durante a oficina, eles trabalharam com um Taumatrópio, brinquedo ótico que cria uma composição entre duas imagens por meio da alternância delas ao ser girado.

“A ideia é fazer com que os alunos façam uma reflexão dos conteúdos abordados na exposição, sobre eletricidade, sobre o avanço das novas tecnologias, e também sobre a forma como nos relacionamos com a energia”, finalizou Louise.

Sobre o Museu da Indústria

O Museu da Indústria, há sete anos em funcionamento, possui uma configuração contemporânea de espaço cultural, promovendo atividades de produção, divulgação e recepção de conteúdos ligados à história da indústria e seu futuro e economia criativa. Dialoga com seus visitantes ressaltando a importância dos processos industriais no dia a dia das pessoas e suas relações com o trabalho, a inovação tecnológica, a sustentabilidade, o design, a moda, a arquitetura e a história.

Localizado no mais importante corredor histórico do Centro de Fortaleza, onde é possível visualizar o Passeio Público, o Forte Nossa Senhora de Assunção, a Santa Casa de Misericórdia, o Centro Cultural Dragão do Mar e a Catedral, o Museu da Indústria se constitui como importante equipamento cultural, aberto ao público, oferecendo exposições que relacionam a indústria ao cotidiano das pessoas. A edificação possui mais de 2 mil metros quadrados de área disponível, distribuídos em espaços diversos, voltados para ações museológicas e culturais em geral.
 
Serviço:

Museu da Indústria

Exposição "Eletricidade: história, memória e futuro do patrimônio energético no Ceará"

Onde: Rua Dr. João Moreira, 143 - Centro, Fortaleza (CE)

Quando: terça-feira a sábado, das 9h às 17h, com entrada até às 16h30;
e aos domingos das 9h às 13h, com entrada até às 12h30.

Existe possibilidade para grupos presenciais e virtuais

Quanto: Grátis.

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright