16° Energia em Pauta discute os desafios e a modernização do setor elétrico
Na tarde da última segunda-feira (26/04), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado no Ceará (Sindienergia), realizaram a 16° edição do Energia em Pauta. O evento foi realizado de forma híbrida, também transmitido pelo YouTube do Sindienergia-CE e debateu o tema: “Os desafios e a modernização do setor elétrico”.
Como palestrante, a edição trouxe Ricardo Costa, Secretário de Assuntos Técnicos do INEL – Instituto Nacional de Energia Limpa, presidente e sócio fundador da GDSOLAR HOLDING. Os debatedores foram Joaquim Rolim, Coordenador de Energia na FIEC e presidente da Câmara Setorial de Energias da ADECE, e Adão Linhares, Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da SEINFRA e na moderação o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço.
“Hoje, o Brasil vive um movimento muito intenso em torno da modernização do seu setor elétrico, com inúmeros desafios a serem superados. O Projeto de Lei 414/21, por exemplo, já aprovado no Senado e tramitando na Câmara dos Deputados, muda as regras de funcionamento do setor elétrico e amplia o acesso ao mercado livre de energia elétrica para todos os consumidores brasileiros, inclusive os de baixa tensão (residenciais) ”, declarou Ricardo Costa.
“Com a medida, os consumidores atendidos pelas distribuidoras poderão contratar energia de outros fornecedores, através de contratos bilaterais. Hoje o mercado livre é restrito aos grandes consumidores de energia elétrica, como as indústrias. Os demais compõem o chamado mercado cativo. A expectativa do setor é que o projeto seja votado ainda no primeiro semestre deste ano. Esse e outros desafios serão abordados no evento”, completou o Secretário.
O evento ocorreu em formato on-line e foi aberto ao público, formado, em sua maioria, por empresários, profissionais da área, estudantes e demais interessados no assunto.