telefone(85) 4009.6300

16° Energia em Pauta discute os desafios e a modernização do setor elétrico

28/04/2022 - 15h04

Na tarde da última segunda-feira (26/04), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado no Ceará (Sindienergia), realizaram a 16° edição do Energia em Pauta. O evento foi realizado de forma híbrida, também transmitido pelo YouTube do Sindienergia-CE e debateu o tema: “Os desafios e a modernização do setor elétrico”.

Como palestrante, a edição trouxe Ricardo Costa, Secretário de Assuntos Técnicos do INEL – Instituto Nacional de Energia Limpa, presidente e sócio fundador da GDSOLAR HOLDING. Os debatedores foram Joaquim Rolim, Coordenador de Energia na FIEC e presidente da Câmara Setorial de Energias da ADECE, e Adão Linhares, Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da SEINFRA e na moderação o Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço.

“Hoje, o Brasil vive um movimento muito intenso em torno da modernização do seu setor elétrico, com inúmeros desafios a serem superados. O Projeto de Lei 414/21, por exemplo, já aprovado no Senado e tramitando na Câmara dos Deputados, muda as regras de funcionamento do setor elétrico e amplia o acesso ao mercado livre de energia elétrica para todos os consumidores brasileiros, inclusive os de baixa tensão (residenciais) ”, declarou Ricardo Costa.
“Com a medida, os consumidores atendidos pelas distribuidoras poderão contratar energia de outros fornecedores, através de contratos bilaterais. Hoje o mercado livre é restrito aos grandes consumidores de energia elétrica, como as indústrias. Os demais compõem o chamado mercado cativo. A expectativa do setor é que o projeto seja votado ainda no primeiro semestre deste ano. Esse e outros desafios serão abordados no evento”, completou o Secretário.

O evento ocorreu em formato on-line e foi aberto ao público, formado, em sua maioria, por empresários, profissionais da área, estudantes e demais interessados no assunto.

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright