Base de fécula de mandioca produzida pelo SENAI Ceará recebe patente do INPI
O rol de produtos patenteados pelo SENAI Ceará em parceria com as empresas associadas conta agora com mais um na lista: a invenção da Pré-Mistura a Base de Fécula de Mandioca. A substância foi desenvolvida com a empresa Pão de Tapioca e o título foi conferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, no dia 12 deste mês. A patente vale em todo o país.
O produto, desenvolvido por meio da Plataforma de Inovação da Indústria, tem textura e consistência semelhantes às obtidas com a utilização de glúten, assegurando o consumo seguro para os alérgicos e intolerantes à lactose.“Para o SENAI Ceará, o título é importante, pois, além de garantir o funcionamento “justo” do mercado e a defesa dos proprietários da criação, demonstra que o SENAI, enquanto instituição de ciência e tecnologia, está no caminho certo, promovendo a inovação nas indústrias e contribuindo com o ecossistema inovador no estado”, afirma Ronara Marques, Consultora do SENAI Ceará.
A entidade possui um portfólio de patentes, com as tecnologias disponíveis na instituição, voltadas para as indústrias do Ceará. O objetivo é garantir competitividade às empresas interessadas por meio de produtos e/ou processos inovadores. O Núcleo de Inovação Tecnológica do SENAI é responsável atualmente pela gestão da inovação.