telefone(85) 4009.6300

Volume de importações cresce 123,3% no Ceará

11/04/2022 - 16h04

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), no acumulado até fevereiro deste ano, as importações chegaram a US$1.002,70 bilhão. Alta de 123,3%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esses dados mostram aquecimento na balança de comércio exterior local.

Com este resultado, o Ceará alcança a 11º colocação no Ranking de Importações do País. Elas foram impulsionadas, basicamente, por combustíveis, carvão e trigo. Na parte de importações, Fortaleza importa 36% do total adquirido pelo estado. Os produtos são enviados de diferentes países, entre eles China, Estados Unidos, Emirados Árabes, Índia, Colômbia, Argentina e Rússia.

Já as exportações, no acumulado até fevereiro deste ano, tiveram alta de 62,3%, em comparação a igual período de 2021. O que representa US$ 387,60 milhões e a 15ª posição no ranking de exportação do País.

A Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Karina Frota, informa que as saídas dos produtos cearenses seguem tracionadas pelas vendas de produtos das indústrias siderúrgicas.

Somente o município de São Gonçalo do Amarante, onde está instalado o Complexo do Pecém (CIPP), corresponde a mais de 50% das exportações. "Foram exportados mais de 660 tipos de produtos do Ceará. Podemos destacar, também, o setor calçadista, que registrou variação positiva. Estados Unidos segue como principal destino", analisa.

Principais produtos comercializados

Dos produtos importados, em primeiro lugar estão óleos combustíveis de petróleo ou minerais betuminosos, exceto óleos brutos, com 27% de participação. Em seguida vem o gás natural, liquefeito ou não (15%); carvão mesmo em pó, mas não aglomerado (10%); veios de transmissão e manivelas, engrenagens, rodas de fricção, volantes, polias, embreagens, elos articulados e suas partes (4,9%); e composto organo-inorgânico, compostos heterocíclicos, ácidos nucléicos e seus sais e sulfonamidas (4,0%).

Entre os destinos dos produtos cearenses estão EUA, México, Espanha, Turquia e Alemanha. As exportações seguem principalmente via modal marítimo.

Fonte: O Povo
Caderno de Economia - Carol Kossling 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright