telefone(85) 4009.6300

Cursos técnicos do SENAI Ceará alavancam cadeia do setor têxtil

08/04/2022 - 13h04

A qualificação profissional oferecida pelos cursos técnicos do SENAI Ceará traz inúmeras possibilidades para o ingresso no mercado formal de trabalho. A unidade do bairro Parangaba, em Fortaleza, por exemplo, formou quarenta e cinco estudantes nos últimos três cursos oferecidos pela instituição: o de modelagem, têxtil e o de vestuário. “A nossa turma de formandos mostrou suas aptidões e habilidades, o que nos traz a certeza de que estamos no caminho certo”, disse a analista de Marketing da unidade, Paula Távora Couto.

A área dos cursos, ministrados em aulas presenciais e remotas, não foi escolhida de forma aleatória. O setor têxtil está precisando de mão de obra e quem se aperfeiçoa tem muitas chances de conquistar a tão sonhada carteira assinada. É o que apontou o último balanço do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho. Segundo o órgão, a indústria do setor apresentou boa recuperação, no ano passado, no país, e fechou 2021 com alta de 370% na quantidade de postos de trabalho gerados. Em números absolutos, 117.128 empregos foram criados, o que representou um aumento de mais de 15 mil, em relação ao ano de 2020, quando a pandemia surgiu.

O estímulo é essencial e traz resultados positivos aos profissionais, que, muitas vezes, terminam descobrindo afinidades em uma área, até então, desconhecida, ou então, pouco explorada.

O Edcleison trabalha em uma fábrica de moda feminina e conta que o curso foi pago pelos patrões, que perceberam o potencial dele. “Realmente, eles investiram não só em mim, como também em outros funcionários. Eles querem crescer e eu decidi que quero ajudá-los e procurar expandir. Com certeza, como eles já têm o pensamento grande em termos de visão, a iniciativa mostra que a tendência é a de crescimento”.

A realidade do Edcleison pode ser vista como a do perfil dos interessados que buscam novas perspectivas nos cursos técnicos. Em média, são jovens com pouca experiência profissional, mas com muita vontade de assumir novas funções, como destaca Paula Távora Couto. “Hoje a gente tem um feedback tanto das empresas, que apontam a qualidade dos nossos jovens que estão se formando, e alguns deles terminam apostando em mais cursos. Existem até alguns que já conseguiram abrir a própria empresa, o que, pra gente, mostra que a nossa capacitação está surtindo efeito”.

Embora os três cursos já tenham sido concluídos, a boa notícia é que, em função da alta demanda, eles não deixam de ser ministrados. A prova é que mais de trinta turmas já se formaram, desde que as atividades foram criadas, no SENAI Parangaba, há dezenove anos.

Em todo esse tempo, os alunos apresentam um objetivo em comum: a tão procurada autonomia financeira - meta perfeitamente possível de ser alcançada, graças à força de vontade trazida por cada um deles. “Hoje, os cursos técnicos têm o poder de capacitar os alunos de uma forma rápida e objetiva, os deixando prontos para o mercado de trabalho. Nós, do SENAI, percebemos que essa é a principal pretensão deles, já que querem logo ter a tão esperada independência financeira, ou seja, querem ganhar dinheiro de forma mais rápida. Então, por serem mais curtos, os cursos terminam oferecendo essa possibilidade real para todos eles", reforça, Paula.

Serviço:

Os cursos de Modelagem, têxtil e vestuário são oferecidos na unidade do SENAI Parangaba.
Endereço: Avenida João Pessoa, 6067, Parangaba.
Valor: R$ 1.400 reais (Ensino a distância)
Valor: R$ 5.400 reais (Ensino presencial)
Os cursos podem ser parcelados em 12, 18 ou 24 vezes.
Duração dos cursos: 18 a 24 meses.

Telefone do SENAI Parangaba: 3421-4040.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright