Ricardo Cavalcante prestigia Governadora Izolda Cela e Ex-Governador Camilo Santana durante solenidade de transmissão de cargo
No final da tarde deste sábado (02/04), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou da solenidade de transmissão de cargo de Governador do Estado do Ceará, no Palácio da Abolição. A nova Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, continuará os trabalhos do Ex-Governador cearense, Camilo Santana, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo na história do Ceará. Além dos citados, estiveram presentes o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro; Nailde Pinheiro, Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará; Ciro Gomes, Ex-Governador do Ceará; o Senador Cid Gomes; o Prefeito de Fortaleza, José Sarto; o Vice-Prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; Evandro Leitão, Presidente da Assembleia do Estado do Ceará; Antônio Henrique, Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza; Cândido Albuquerque, Reitor da UFC; além de Desembargadores; Procuradores; Senadores, Deputados Federais e Estaduais; Prefeitos; Vereadores, entre diversas outras autoridades, convidados e familiares.
Conheça mais a 1ª Governadora mulher do Estado do Ceará
Maria Izolda Cela de Arruda Coelho é Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará com Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Integrou a Secretaria de Educação do Município de Sobral-CE de 2001 a 2003, como Secretária Adjunta de Educação e de 2004 a 2006 como Secretária de Educação. Foi uma das grandes responsáveis pelo case de sucesso educacional criado no município. Sobral virou referência nacional, saltando de um longínquo 1366º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o topo da lista.
A partir de 2007, exerceu o cargo de Secretária Estadual de Educação até abril de 2014. Na pasta, ajudou na implementação de diversas ações como a produção de material didático próprio, hoje utilizado por diversos estados; a universalização de métodos entre os municípios, criando uma unidade e auxiliando no desenvolvimento como um todo; a implantação de premiações para escolas, servidores e alunos, além do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) ser realizado baseado nos resultados educacionais de cada município, se tornando, na prática, um incentivo.
Vice-governadora do Estado do Ceará na gestão 2015 a 2018 e na gestão atual (2019-2022). À frente do órgão, ficou responsável pela coordenação de programas e projetos, como o Pacto por um Ceará Pacífico, o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), ambos voltados para a prevenção da violência, como também o Projeto Virando o Jogo, destinado para jovens de 15 a 19 anos que não estudam ou trabalham. Além disso, a Vice-Governadoria também realiza acompanhamento e apoio a políticas sociais desenvolvidas pelas setoriais do Governo do Estado.