Observatório da Indústria promove reunião de apresentação de projeto de concessão de terminal pesqueiro de Camocim
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Observatório da Indústria, realizou na manhã desta terça-feira (28/03), reunião de apresentação e promoção do projeto de concessão do porto pesqueiro do município de Camocim.
O encontro foi uma ação do Observatório da Indústria, por meio do Sampaio Filho, Líder do Observatório, Leila Andrade, responsável pelo Masterplan de Economia do Mar do Observatório, Roberto Gradvhol, Presidente da Câmara Setorial de Economia do Mar e Rinaldo Tolentino, Coordenador de Gestão e Negócios da Cia Docas.
Também estiveram presentes na reunião Mário Jorge Moreira, Diretor Comercial da Docas do Ceará, Ozina Costa e Paulo Gonçalves, Diretores do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará (Sindfrio), Maria Elizabete Magalhães, Prefeita de Camocim, o Deputado Estadual, Sérgio Aguiar e empresários do setor de pesca e do Turismo do Estado.
O encontro teve como objetivo apresentar aos presentes as potencialidades da região e estruturar uma proposta de concessão do terminal pesqueiro de Camocim que já está sem uso há mais de 12 anos.
“A viabilização desse terminal visa potencializar o desenvolvimento da pesca e o turismo na região, impactando positivamente a economia local e estadual, gerando emprego e renda”, afirmou Leila Andrade.
A cidade possui capacidade natural para receber um porto pesqueiro, pois localiza-se em frente ao estuário do rio Coreaú, com profundidade média de dois metros, e amplitude de maré de três metros. O local atrai ainda turistas do mundo todo, que buscam a região para práticas de windsurf, pesca esportiva e navegação.