SENAI Ceará inicia as atividades do Programa H2 Brasil da GIZ, agência alemã de cooperação internacional
O Presidente da Federação da Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e superintendente regional do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), Paulo André Holanda, receberam nesta terça-feira (8/3) os consultores da GIZ, agência técnica de cooperação alemã, Klaus Albrechtsen e Rosana Domingues, para dar início ao Programa H2Brasil.
O programa é coordenado pelo governo alemão e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de novos cursos de formação profissional em hidrogênio que irão atender as demandas do HUB de Hidrogênio Verde do Ceará. O projeto prevê a aquisição de equipamentos para estruturação de novos laboratórios e a formação de docentes sobre a tecnologia do hidrogênio.
O SENAI Barra do Ceará foi escolhido para participar do programa graças ao destaque nacional que possui na área de energias renováveis. Até o momento, já são mais de 4000 alunos capacitados em diversos cursos do segmento de energia, entre as unidades do SENAI da Barra do Ceará, Sobral e Juazeiro do Norte.
Para Paulo André Holanda, este é um momento importante para o SENAI Ceará e para as metas da FIEC. “O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, tem realizado um excelente trabalho em busca de fomentar o ambiente de negócios para atração de novos investidores para o HUB de Hidrogênio Verde. Esse ambiente de negócios está nas metas da Federação e iremos contribuir com a formação profissional para que essas metas sejam alcançadas”, destacou o dirigente.
Na oportunidade, foram apresentados os investimentos previstos para o estado, os projetos em andamento no SENAI Ceará na área de energias renováveis e, por fim, foi realizada uma visita aos laboratórios do SENAI Barra do Ceará.
Durante a reunião, estiveram presentes Jurandir Picanço, consultor de energia da FIEC, Joaquim Rolim, coordenador do núcleo de energia da FIEC, Sales Brandão, gerente do SENAI da Barra do Ceará, Tarcisio Bastos, gerente de inovação e tecnologia do SENAI Ceará, Sônia Parente, gerente de educação do SENAI Ceará e Isabela Maciel, especialista técnica em energias renováveis do SENAI Ceará.