Ricardo Cavalcante recebe o Ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni
Na manhã desta terça-feira (15/02), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, recebeu Onyx Lorenzoni, Ministro do Trabalho e Previdência para discutir assuntos estratégicos para o fortalecimento da Indústria regional. Durante o encontro, que aconteceu na sede da FIEC, Ricardo Cavalcante apresentou ainda o projeto do Hub do Hidrogênio Verde (H2V), considerado uma das matrizes energéticas mundiais que irá contribuir no processo de descarbonização do planeta. Além dos citados, estiveram presentes o Presidente da ABIH, Manoel Cardoso Linhares; o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Ceará, Fábio Zech; Luiz Gastão, Presidente do Fecomércio-CE; e Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC.
“Fico muito feliz em receber o Ministro Onyx e discutir ações para o fortalecimento da indústria do Ceará, do Nordeste e do Brasil. Aqui apresentei ainda o Hub do Hidrogênio Verde. O nordeste brasileiro é considerado a OPEP do H2V e a complementaridade de energia solar e eólica nos coloca em local de destaque mundial. O Ceará saiu à frente com assinatura de diversos memorandos, celebrados entre o Governo do Estado e grandes empresas internacionais”, declarou Ricardo Cavalcante.
Hidrogênio Verde
O Hidrogênio Verde (H2V) é uma energia limpa obtida através da eletrólise, a partir de fontes renováveis como a energia eólica e solar, sem a emissão de carbono, o que possibilita a descarbonização do planeta.
O Nordeste brasileiro é visto como uma das regiões mais promissoras do globo para a sua produção, de acordo com relatório da Bloomberg, e poderá aplicar a produção energéticas em diversas frentes, como a da exportação de energia e amônia verde, além da implantação no mercado local em plantas industriais, equipamentos, veículos, entre outros.