Dois mil internos do sistema prisional são formados em dezembro, pela parceria SENAI e SAP
Em dezembro, foram finalizadas mais turmas do projeto Sou Capaz, parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). 1998 internos do Sistema Prisional concluíram cursos de Costureiro Industrial do Vestuário, Pedreiro, Gesseiro, Pintor de Obras Imobiliárias, Eletricista Instalador Residencial e Serralheiro de Metais Ferrosos.
Em 2022, serão qualificados mais 5 mil internos, com previsão de início das aulas para março. As ações têm como objetivo a ressocialização de internos e egressos do sistema penitenciário cearense.
O Projeto Sou Capaz vem sendo desenvolvido desde 2019. São ofertados cursos nas áreas de construção civil, metalmecânica, refrigeração, madeira e mobiliário, automotivo, alimentos e vestuário.
O Sou Capaz tem contribuído diretamente para o programa de industrialização das penitenciárias cearenses. Com a mão de obra qualificada, empresas têm se instalado dentro das unidades penais. Os internos trabalham em obras e manutenções nas unidades penais. Já estão instaladas as empresas Mallory, Ypioca, Malwee, Sprot Servis, Sky Beach, W.Jota Gráfica e Editora e Marisol. Estão em instalação as empresas Allure, Onvit e Hitech Eletric.