Com serviços de tecnologia e educação do SENAI Ceará, Bondinho de Ubajara é inaugurado
Após 5 anos sem funcionar, o teleférico de Ubajara é inaugurado. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) teve participação importante no processo de requalificação do equipamento, com elaboração e execução do Plano de Atendimento a Emergências em Altura.
O Plano de Atendimento a Emergências em Altura, elaborado pela equipe da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) do SENAI Ceará, por meio do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), prevê as ações a serem executadas por colaboradores do teleférico e bombeiros no resgate dos usuários, quando necessário, dentro de parâmetros de segurança.
“Todo o trabalho foi feito de acordo com parâmetros de segurança em conformidade com as Normas Técnicas vigentes no Brasil”, detalha o Gerente do IST, Carlos Mesquita. A entrega do SENAI, que também incluiu revisões gerais, contribuiu para a obtenção da licença necessária para funcionamento do bondinho, como é conhecido.
O Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, destaca a importância da parceria entre o SENAI e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Ceará. “Nossa parceria com o Governo do Estado está dando muitos frutos em diversas áreas. Junto com a Setur e o Secretário Arialdo Pinho, executamos esse trabalho extremamente relevante para as pessoas de Ubajara, para os cearenses e para o turismo e economia do estado do Ceará. Agradecemos também ao Prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, e sua equipe, pela parceria. Com as orientações e o apoio do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, estamos sempre à disposição, com a expertise do SENAI, para apoiar o Governo do Estado e as prefeituras no impulso ao desenvolvimento”, afirma.
Como parte do Plano, o SENAI Ceará também promoveu o curso de NR-35 - Trabalho em Altura, de 24 horas/aula, para colaboradores do teleférico. Eles aprenderam, entre outros assuntos, a analisar risco e condições impeditivas; medidas de prevenção e controle; medidas de proteção coletiva e individual contra queda de pessoas e materiais; seleção, inspeção, conservação e limitações de uso de equipamentos de proteção individual para trabalho em altura; acidentes típicos em trabalhos em altura; condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros; prática de descida por rapel e prática de subida por corda.
Saiba mais
O Plano de Atendimento a Emergências em Altura orienta procedimentos como: articulação com o corpo de bombeiros mais próximo para treinamentos e definições; treinamento da equipe do teleférico como brigadistas; disponibilização de mapas visuais de instrução aos usuários determinando ponto de encontro e demais instruções em caso de sinistro e de kits de primeiros socorros nas duas estações; e material para resgate, incluindo cordas, kit trabalho em altura, maca, cintos, talabarte, etc.
Foram investidos R$9,8 milhões para modernizar a estrutura do bondinho. A obra conta com renovação das cabines; recuperação da estrutura metálica da estação superior; modernização das estruturas e equipamentos eletrônicos e mecânicos. O equipamento fica localizado a 264 km da Capital Fortaleza, em uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral. O parque se estende para além de Ubajara, chegando também a Tianguá e a Frecheirinha.