telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará oferece Programa de Qualidade de Vida (PQV) para a saúde do trabalhador

16/12/2021 - 10h12

O Programa de Qualidade de Vida (PQV) desenvolvido pelo SESI Ceará promove a conscientização para a mudança de hábitos, por meio do autocuidado, com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, composta por psicólogo, profissional de educação física e nutricionista, trabalhando numa só jornada para incentivar atitudes que proporcionem a melhoria da qualidade de vida.

O PQV é personalizado de acordo com as necessidades de cada empresa, em virtude do ramo de atividade e do perfil dos colaboradores. Ele disponibiliza uma série de atividades, tanto individuais como coletivas, com possibilidades de atendimento presencial, semipresencial ou online.

Como funciona o programa

O Centro de Inovação SESI (CIS) desenvolveu a Metodologia ARIS (Avaliação do Retorno sobre o Investimento em Saúde) com o intuito de fornecer às empresas brasileiras uma solução que as norteiem sobre como investir de uma forma mais inteligente na saúde dos seus colaboradores, ainda possibilitando a geração de economia para essas empresas. 

Com a aplicação da metodologia, é possível que cada empresa visualize o seu perfil de saúde, entendendo quais os problemas relacionados à saúde que precisam priorizar e qual o Retorno Sobre o Investimento (ROI) poderão gerar a partir da melhora do quadro de saúde dos seus funcionários. Posteriormente é desenvolvido um plano pela área de Saúde e Promoção da Saúde do SESI Ceará para atingir os objetivos de cada empresa.

“Acreditamos que o atual momento, onde vivemos uma crise sanitária e econômica, tornou-se um marco importante para as empresas aderirem a soluções que forneçam inteligência, que possibilite um círculo virtuoso de saúde e economia”, ressalta, Bruno Simões, gerente do CIS.

Na prática

Após o levantamento e conclusão dos estudos customizados, a equipe multidisciplinar do SESI Ceará promove a abertura oficial do programa de qualidade de vida com os colaboradores da empresa. Na próxima etapa iniciam-se as atividades propostas como as oficinas integradas que visam a conscientização dos colaboradores para a mudança de hábitos.

O programa contempla, ainda, a avaliação física por bioimpedância tetrapolar individual com o profissional de educação física para analisar a composição corporal permitindo, assim, verificar os níveis de gordura, hidratação, massa muscular, proteínas, minerais, taxa metabólica basal, relação cintura-quadril e Índice de Massa Corporal (IMC) e a circunferência abdominal. 

E, também, a consulta nutricional individual para avaliação alimentar, prescrição de dieta para reeducação alimentar e indicação de treino das atividades físicas com visualização dos dados no aplicativo do SESI Ceará.

Bom exemplo na CSP

Aos 46 anos, Adenilson Rodrigues, técnico de programação de manutenção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) teve sua vida transformada positivamente após a participação no programa Movimento Vida Saudável oferecido pela empresa aos colaboradores e implementado pela equipe multidisciplinar do SESI Ceará.

Há dois anos, ele pesava 108 quilos e era sedentário. Apresentava, ainda, quadro clínico com glicemia alterada e a pressão arterial alta. Com isso, sofria de insônia e chegava facilmente à exaustão física com o mínimo esforço. Diante desse cenário, resolveu tomar uma atitude em busca de transformar sua vida e aderiu ao programa oferecido pela CSP.

Com o apoio da equipe multiprofissional envolvida no programa, ele conseguiu reduzir mais de 20 quilos em menos de seis meses, somente com a mudança de hábitos e sem intervenção cirúrgica. Rodrigues saiu do tamanho 52 e passou a vestir 42, ganhou mais disposição para realizar as atividades laborais e aproveitar o lazer com seus dois filhos. 

"Minha produtividade aumentou muito. A concentração melhora, você se sente mais determinado a fazer qualquer atividade e ganha rendimento no trabalho, em casa e nos estudos. Melhorou em tudo", relata o técnico de programação.

“O Programa de Qualidade de Vida desenvolvido na CSP, desde 2019, vem com uma proposta inovadora de promover saúde com base na mudança de comportamento. A importância de iniciativas como esta é abrir espaço para o autocuidado e o impacto desta prática no bem-estar dos trabalhadores e para a implantação de uma cultura de saúde na empresa”, informa Ana Karine Andrade, psicóloga da Promoção da Saúde do SESI Ceará.

Promoção da saúde

Ricardo Galli, gerente de Saúde e Qualidade de Vida da CSP, reitera a profissional do SESI Ceará e diz que o Movimento Vida Saudável tem como objetivo promover a mudança de hábitos dos empregados, proporcionando o autocuidado. “O SESI Ceará tem sido fundamental para trazer o conhecimento de ponta na área de promoção de saúde e qualidade de vida”, declara o executivo.

Rodrigues confirma o que gerente destaca, pois acredita que o diferencial do programa é justamente o acompanhamento que os colaboradores recebem. "Temos um diálogo aberto com o nutricionista e com a equipe que orienta os exercícios. O médico vê nossa rotina e exames. E esse conjunto de coisas nos incentiva, nos faz acreditar nos nossos esforços”, conta.

O colaborador da CSP conta que já trabalhou em várias empresas e não viu iniciativas assim. “Para mim, esse programa é inovador. Estou com a diabetes e a pressão arterial controladas e, para isso, o acompanhamento foi fundamental", afirma o profissional.

Mais informações sobre o Programa de Qualidade de Vida do SESI Ceará e a Metodologia ARIS acesse aqui ou ligue (85) 4009-6300.

 

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright