Observatório da Indústria lança Panorama Logístico da indústria cearense
A pesquisa Panorama Logístico da Indústria Cearense já está disponível AQUI e visa entender melhor o nível de satisfação de diferentes setores industriais, de acordo com os modais que utilizam (rodoviário, aquaviário, aeroviário e ferroviário), atrelando a dados estratégicos, como localização das bases e sedes industriais com as rotas de escoamento produtivo do Estado.
Conforme o estudo, a construção no estado teve peso no Valor Adicionado Bruto (VAB) da economia industrial superior em quase 45% em relação ao peso dessa atividade em nível nacional. Seguindo com superioridade mais elevada, a participação das atividades de serviços industriais de utilidade pública (SIUP) na indústria do Ceará foi 55% maior que a participação dessas atividades no VAB industrial do país.
Segundo a pesquisa, admitindo todas as atividades econômicas, o Ceará participou com 2,3% do VAB do país em 2018. O estado cearense contribui muito pouco com o VAB da indústria extrativa nacional (0,3%), tendo maior contribuição no VAB da atividade de construção (2,9%) do país.
Ainda de acordo com o estudo, a indústria no Brasil representou 21,8% do Valor Adicionado Bruto (VAB) dos grandes setores de atividade econômica, conforme dados do IBGE para 2018 (último ano disponível). Essa distribuição da participação da indústria em nível nacional refletiu-se em menor proporção também no estado do Ceará, respondendo por 18,1%.
Perfil Regional da Indústria Cearense
Focando no crescimento da indústria no Ceará, entre 2015 e 2019, o VBP cresceu 11,4% e o VTI cresceu apenas 1,7%. O menor crescimento deste último deveu-se ao aumento de 20,1% dos custos operacionais no mesmo período, expondo um fator crítico associado aos custos. Realizando um exercício simples para o referido biênio, caso os custos tivessem aumentado proporcionalmente ao incremento do VBP (11,4%) – e não mais que proporcional, como constatado – os custos operacionais teriam sido reduzidos em 7,2%. Isso representaria uma economia de cerca de R$ 1,84 bilhões nos custos operacionais industriais. É possível observar leve decrescimento do nível de salário e remunerações e pequena elevação do VT.
Mais sobre o Panorama Logístico
A logística de transporte tem grande importância dentro da cadeia de suprimentos dos setores de atividade econômica de um país ou região. No caso do estado do Ceará - com forte fluxo comercial intraestadual, nacional e internacional - a diversificação, a quantidade e a qualidade dos modais de transporte são fatores estratégicos.
A disponibilidade adequada de modais ajuda na garantia de um bom fluxo de produtos entre origem e destino e entre produtores, fornecedores e consumidores. Além disso, os custos associados à logística têm implicação sobre indicadores de produtividade e de competitividade, proporcionando maior ou menor eficiência na operacionalização no transporte de cargas.
Devido à importância dos modais de transporte, o Panorama Logístico do Ceará, desenvolvido pelo Observatório da Indústria da FIEC, buscou conhecer os níveis de importância e de satisfação de industriais em relação aos modais de transporte utilizados no estado do Ceará, além de quais modais são utilizados e as necessidades de melhoria. Foi realizada uma pesquisa com aplicação de questionários em empresas industriais cearenses, abrangendo os modais rodoviário, ferroviário, aeroviário e aquaviário.
Para cada tipo de modal são identificados diferentes níveis de importância e de satisfação com base na utilização, bem como as rotas ou estruturas mais utilizadas e as necessidades de melhorias no modal. O modal rodoviário é aquele que tem uma maior frequência de utilização e é também o mais difuso espacialmente em todo o território do estado, tanto por rodovias estaduais como federais. A esse modal foi apontada elevada importância e variadas percepções de satisfação, sendo indicada grande necessidade de melhoria na pavimentação.
Confira o estudo completo AQUI.