Assessor econômico da FIEC é reeleito para o Conselho Federal de Economia
No dia 1/12, o Conselho Federal de Economia (COFECON) realizou Assembleia com Delegados-Eleitores, em Brasília. Na ocasião, foram escolhidos os conselheiros federais do órgão que vão cumprir mandato no triênio 2022-2024.
O Assessor econômico da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Lauro Chaves Neto, foi reeleito para o cargo. Lauro é PHD em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, e Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
“É uma honra ser reconduzido para representar o estado do Ceará no Conselho Federal de Economia. Essa posição permite atuar muito na regulação da profissão de economista e também defender os temas importantes para o desenvolvimento do estado do Ceará, em especial, os temas que são relevantes para o desenvolvimento industrial cearense”, ressalta Lauro Chaves.
Além de Lauro Chaves Neto, também foram eleitos os seguintes conselheiros efetivos: Clóvis Benoni Meurer, Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, Maurílio Procópio Gomes, Paulo Dantas da Costa, e Heric Santos Hossoé.
Saiba mais
O plenário do Conselho Federal de Economia conta com 18 conselheiros efetivos e 18 suplentes, e é dividido em três terços, cujos mandatos são de três anos não coincidentes (2019-21, 2020-22 e 2021-23). Assim, a cada ano, um dos terços é substituído por novos conselheiros, sendo permitida uma reeleição.
No mês de outubro, quando se realizam as eleições dos Conselhos Regionais de Economia, cada chapa inscrita contém um delegado-eleitor efetivo e um suplente.
Na Assembleia, cada delegado-eleitor detém um número de votos proporcional à quantidade de economistas que se encontram adimplentes junto ao respectivo Regional: até o limite de 2.000, um voto para cada 100 economistas; e acima deste limite, um voto para cada 200.