IEL Ceará tem crescimento de 268% na geração de caixa nos últimos dois anos
Mesmo em meio à pandemia, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) conseguiu dar um grande salto nos últimos anos. Desde o início da gestão, em 2019, até outubro deste ano, o Instituto obteve um crescimento na geração de caixa da ordem de 268% com diversas ações de impacto voltadas ao desenvolvimento das empresas e dos profissionais cearenses. O resultado foi um dos destaques da terceira reunião do Conselho Regional do IEL Ceará, realizada nesta quinta-feira (2/12), no próprio IEL Ceará, sob a liderança do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e diretor presidente do IEL Ceará, Ricardo Cavalcante.
O objetivo da reunião era apresentar o plano de ação e o orçamento do Instituto para 2022. Anteriormente, em 30/11, na reunião do Conselho Fiscal do IEL Ceará, o plano e a prestação de contas até setembro de 2021 já haviam sido aprovados sem ressalvas.
“A nossa visão é gerar caixa para que a gente possa estar sempre investindo no desenvolvimento do nosso negócio, tendo um maior alcance para as empresas e a indústria cearense. Ficamos muito felizes em ver esse crescimento e em estar gerando caixa com grandes entregas, sempre pensando em investir em novas ações”, ressaltou a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes.
Segundo ela, a grande meta do IEL Ceará é a sustentabilidade do negócio. Por isso, ano a ano o Instituto avança na oferta de soluções ao mercado, não só em quantidade mas também em qualidade. Em 2021, de janeiro a setembro, o IEL Ceará realizou mais de 200 cursos, com mais de quatro mil alunos matriculados, inseriu mais 2.300 estagiários nas empresas de todo o Estado, realizou 32 pesquisas de mercado e prestou mais de oito mil horas de consultorias. “O excelente desempenho no IEL Ceará é fruto do trabalho de um time muito comprometido e dedicado. Vamos continuar trabalhando arduamente para que em 2022 a gente tenha cada vez mais êxito”, afirmou a superintendente.
O presidente da FIEC e do IEL Ceará, Ricardo Cavalcante, parabenizou o time do IEL Ceará pelo “espetacular trabalho realizado nesta gestão” e revelou que, em reunião na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, o IEL Ceará foi citado como referência no país. “O IEL Ceará é modelo para os outros Estados do país. Isso nos deixa muito orgulhosos. Em 2022, vamos continuar crescendo. Acredito que a pandemia irá diminuir e poderemos crescer mais. O Ceará tem hoje 500 mil desempregados e precisamos criar condições para que o emprego seja retomado. Isso faz com que a gente tenha uma responsabilidade maior. Tenho certeza de que, pelo trabalho que o IEL, a Dana e sua equipe vem fazendo, vamos conseguir melhorar ainda mais”, salientou o presidente.
Participaram também da reunião os conselheiros Paulo André Holanda, diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e superintendente regional do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará); Paulo Rogério Faustino Matos, representando a Universidade Federal do Ceará (UFC); e Marcel Ribeiro Mendonça, representando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
O Conselho Regional do IEL Ceará tem a incumbência de analisar e aprovar os planos de ação, o resultado das atividades realizadas e o orçamento geral para impulsionar o crescimento do IEL Ceará. Além das instituições que estiveram representadas na reunião, também integra o Conselho o Banco do Nordeste (BNB).