telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante destaca protagonismo do Ceará em relação ao Hidrogênio Verde em artigo publicado hoje (24/11) no jornal O Povo

24/11/2021 - 14h11

O jornal O Povo publicou hoje (24/11) artigo assinado pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante. Confira o texto na íntegra:

O imperativo da crise climática

Durante a última Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), ouvimos o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertar para o fato de que não podemos esperar mais, precisamos tomar atitude, adotando medidas ágeis e efetivas no combate à emissão de gases do efeito estufa.

E o hidrogênio verde é um vetor energético que pode contribuir de maneira decisiva no processo de melhoria das condições climáticas no nosso planeta. Nós, da Fiec, estivemos presentes à COP, a convite do Ministério do Meio Ambiente, representando a Associação Nordeste Forte e a Confederação Nacional da Indústria. E lá pudemos confirmar que o Ceará está no caminho certo quando parte na frente em busca de sua afirmação como Estado referência na construção de caminhos para a produção de hidrogênio verde.

Temos consciência do quanto podemos contribuir para o processo de descarbonização do planeta, e, consequentemente, para o desenvolvimento sustentável. Daí estarmos trabalhando incansavelmente para a geração de oportunidades de investimentos em nosso estado e na região, destacando a abundância de fontes de energia limpa, renovável e barata, que temos, e o quanto isso nos diferencia do resto do mundo.

Enquanto o mundo inteiro busca soluções que possam integrar essas fontes aos processos de produção de hidrogênio verde, nós detemos condições únicas, pois, além dos excelentes atributos individualizados, possuímos uma complementação diária que propicia redução de custos na operação e manutenção dos equipamentos necessários à geração.

O Ceará, a partir de uma parceria entre o Governo do Estado, a Federação das Indústrias, a Universidade Federal e o Complexo do Pecém, tem criado um ambiente amplamente favorável. E isso pode ser perfeitamente comprovado pelos 12 memorandos de entendimento já assinados com grandes empresas em âmbito mundial, e que estão investindo recursos para a produção de hidrogênio verde em nosso estado.

Essa é uma solução energética que veio para ficar. E se o hidrogênio verde é considerado por muitos, o combustível do futuro, para nós, cearenses, ele já é uma realidade.

Ricardo Cavalcante
Presidente da FIEC

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright