telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante participa da solenidade de celebração dos 30 anos da RBMA, 50 anos do MAB e entrega do Prêmio Muriqui 2021

25/11/2021 - 22h11

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou da abertura do evento de celebração dos 30 da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), dos 50 Anos Programa Homem e Biosfera (Mab) e da entrega do Prêmio Muriqui 2021. O Evento, desenvolvido pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - CN-RBMA, teve como objetivo celebrar e fortalecer a preservação da biodiversidade brasileira, além de premiar pessoas e instituições que desenvolvem ações em prol do bem-estar do meio ambiente.
Estiveram presentes na solenidade o Secretário de Estado do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno; o Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA), Clayton Lino;  Glauco Kimura, representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); a Secretária Executiva do Programa MAB UNESCO, Noeline Raondry; o Presidente da Global Wildlife Conservation, Russel Mittermeier; Além de diversos outros convidados. Da FIEC, o Diretor Financeiro, Edgar Gadelha; e o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes.

“Hoje é um momento de celebrar os 30 anos do RBMA e 50 anos do MAB. Nada mais justo que, nesta data, prestigiar, também com o prêmio Muriqui 2021, pessoas e instituições que vem arduamente trabalhando pela promoção e preservação da Mata Atlântica, do nosso Meio Ambiente e da vida em nosso planeta”, declarou Ricardo Cavalcante.

O Presidente da FIEC compartilhou ainda o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição, em parceria, no Ceará, em buscas da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, como o Hub do Hidrogênio Verde, o primeiro Atlas Marinho estadual, junto a SEMA, e a instalação do Núcleo de ESG.

Já o  Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CNRBMA), Clayton Lino, celebrou as datas comemorativas e reforçou a importância de aliados para a preservação ambiental brasileiro, lembrando que a CNRBMA é “uma rede de gente  compromissada com o conhecimento, a preservação e o desenvolvimento sustentável”, disse.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, que recebeu uma das premiações, agradeceu o prêmio, além do “apoio integral da FIEC para a realização do belo encontro.

Prêmio Muriqui

Dividido em cinco categorias, a premiação é uma das mais importantes homenagens às ações ambientais no país. Ela reconhece o trabalho de pessoas físicas ou entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras, que contribuem para a conservação da biodiversidade, o fomento e divulgação dos conhecimentos tradicionais e científicos e a promoção do desenvolvimento sustentável na área da Mata Atlântica.

Nesta edição, foram agraciados na premiação Pessoa física, Ricardo Cardim; Pessoa jurídica,  Parque das Neblinas/ Instituto EcoFuturo; Pessoa física especial, Mauricio Ruiz; Pessoa Jurídica especial, SEMA – Ceará; e Prêmio especial In Memorian, Afrânio Menezes.

RESERVA DA BIOSFERA DA MATA ATLÂNTICA (RBMA)

É a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil. É a maior Reserva da Biosfera do planeta e a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada no Brasil , área foi reconhecida pela UNESCO, com 89.687.000 hectares, nos 17 estados brasileiros de ocorrência natural do Bioma Mata Atlântica.

Encontra-se na área mais urbanizada e populosa do país, tendo em seu entorno de aproximadamente de 133.207.422 milhões de habitantes e atividades econômicas que respondem por aproximadamente 70% do PIB brasileiro. Abrange áreas de 2.733 dos 3.400 municípios brasileiros distribuídos pela área de ocorrência original do Bioma Mata Atlântica, sendo 682 integralmente inseridos e 2.051 parcialmente inseridos.

Tem como função a conservação da biodiversidade e dos demais atributos naturais da Mata Atlântica, incluindo a paisagem e os recursos hídricos, valorizando a sócio diversidade e o patrimônio étnico e cultural a ela vinculados.

Promove também o fomento ao desenvolvimento econômico que seja social, cultural e ecologicamente sustentável e o apoio à produção e difusão do conhecimento tradicional e científico, à educação ambiental e à capacitação, bem como à pesquisa e o monitoramento nos campos da conservação e do desenvolvimento sustentável.

PROGRAMA HOMEM E BIOSFERA – MAB

Foi criado como resultado da “Conferência sobre a Biosfera” realizada pela UNESCO em Paris em setembro de 1968.  É um programa de cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio, buscando o entendimento dos mecanismos dessa convivência em todas as situações bioclimáticas e geográficas da biosfera, procurando compreender as repercussões das ações humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright