telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará participa do Webinário ANAMT Virtual

17/11/2021 - 12h11

Hoje (16/11), às 20h, o SESI Ceará participa do webinário ANAMT Virtual, evento promovido mensalmente pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho para os profissionais que exercem a Medicina do Trabalho no Brasil. Na ocasião, o médico do Trabalho do SESI Ceará, Alexandre de Lima Santos, irá falar sobre o tema "Compliance Trabalhista, Previdenciário e Tributário & Gestão em Segurança e Saúde do Trabalho".

De acordo com Santos, esse assunto é um dos mais atuais e importantes na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) em função da obrigatoriedade e da entrada dos eventos de SST no eSocial. “Na verdade, as empresas do Grupo 1 já estão obrigadas ao envio dos eventos de SST no eSocial, desde o último dia 13 de outubro de 2021; e as empresas dos Grupos 2 e 3 iniciam tal obrigação a partir do dia 10 de janeiro de 2022, portanto todas as empresas devem iniciar a revisão de seus processos e informações desde já, pois o prazo final está se aproximando”, alerta o especialista.

Outro ponto de atenção é sobre as demais normas regulamentadoras novas que formam o núcleo principal da área de SST no País e terão sua vigência iniciando em 3 de janeiro de 2022. “Estamos falando de grandes e profundas transformações no modo de se fazer SST no Brasil e as empresas e profissionais prevencionistas deverão estar fortemente envolvidos e engajados na gestão de todos os processos de SST nas organizações”, declara.

Segundo o médico do trabalho, é urgente e necessária a articulação multidisciplinar com profissionais das áreas de recursos humanos e departamento pessoal, contabilidade, jurídico, tecnologia da informação e alta gestão das empresas. “A palavra de ordem nestes tempos é gestão”, enfatiza Santos.

“O SESI Ceará, com sua já reconhecida e celebrada capacidade técnica e de gestão em SST no País, tem se colocado à disposição do setor industrial e do mercado tomado de forma ampla como referência em consultorias e assessorias técnicas e de gestão com vistas ao cumprimento das obrigações das empresas e organizações para a adequação e profissionalização da conformidade técnica e legal, bem como ao compliance trabalhista, previdenciário e tributário de seus processos de SST”, finaliza.

Para mais informações sobre programas de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI Ceará acesse www.sesi-ce-org.br.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright