Representantes da FIEC participam da inauguração do setor 2 da ZPE
Nesta terça-feira, 16/11, foi inaugurado, pelo Governo do Estado, o setor 2 da ZPE Ceará, única Zona de Processamento de Exportação em operação no Brasil. A solenidade foi presidida pelo Governador Camilo Santana e contou com a participação de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Participaram da inauguração o Presidente da FIEC em exercício e Vice-Presidente da Casa, Carlos Prado, o Ex-Presidente da FIEC e Diretor da CNI, Fernando Cirino Gurgel, o Presidente do CIC, Marcos Soares, o Presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran), Carlos Rubens, o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, o Diretor de Inovação e Tecnologia e Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, o Delegado do Simagran, Igor Tavares Vale Alencar e o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes.
O Setor 2 da ZPE Ceará conta com 1.911 hectares de área para receber novos investimentos. O projeto de expansão da Free Trade Zone cearense tem como grande diferencial a flexibilização, já que que os lotes poderão ser divididos em diversos tamanhos. Isso possibilita condições ideais para a instalação de pequenos, médios e grandes empreendimentos, com desataque para àqueles relacionados ao Hidrogênio Verde.
Em sua primeira etapa, o investimento, de aproximadamente R$ 13 milhões, foi aplicado na construção da infraestrutura de controle operacional, vias de acesso e vias secundárias pavimentadas, infraestrutura de transmissão de energia elétrica, iluminação, fibra ótica e Circuito Fechado de Televisão (CFTV).
"Aqui no Ceará, o Governo do Estado está protagonizando, com apoio da FIEC, UFC e CIPP, uma virada histórica. Transformando um Estado que, 60 anos atrás, dependia de óleo combustível para gerar a energia que consumia, em um Estado exportador de energia. Hidrogênio Verde é o nome da vez! Com certeza, após a implantação do Hub de Hidrogênio Verde, teremos um novo e pujante Ceará!”, ressaltou o Presidente em exercício da FIEC, Carlos Prado.