Indústria cearense segue em crescimento, apesar de redução do ritmo, aponta Sondagem Industrial
A Sondagem Industrial do mês de setembro revelou continuidade do crescimento na indústria do Ceará, porém em um ritmo menos acelerado. Foi o que mostrou a Sondagem Industrial, pesquisa realizada mensalmente pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O estudo mostra ainda que o indicador da Produção no Estado apresentou tímido avanço na comparação com o mês anterior, enquanto no país se manteve estável. Já o Número de Empregados apresentou crescimento nas indústrias cearense e brasileira, mas com menor variação e de maneira menos disseminada que a pontuação observada em agosto.
Ainda conforme a Sondagem, os resultados evidenciam que os industriais cearenses seguem satisfeitos com as condições financeiras de seus negócios. Entretanto, os custos das indústrias têm sido pressionados pela elevação do preço médio das matérias-primas, e a dificuldade no acesso ao crédito e insatisfação com a margem de lucro.
Por sua vez, no que se refere às expectativas, os resultados mostram que os empresários industriais continuam esperançosos com o setor, o que é percebido por todos os indicadores que apresentaram acima de 50 pontos. Contudo, em comparação ao mês de agosto, as expectativas para os próximos seis meses evidenciaram desaceleração tanto a nível nacional quanto estadual, à exceção do indicador de Quantidade Exportada que apresentou crescimento no estado.
Já o otimismo, com relação à quantidade exportada pode estar relacionado à alta do dólar, que favorece a demanda por produtos locais no exterior. Portanto, tais resultados sugerem que os empresários cearenses estão mais confiantes na manutenção da desvalorização do câmbio do que os empresários brasileiros.
Confira a sondagem completa AQUI.