Sindialimentos celebra 45 anos
O Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos) completa 45 anos em 2021. Para celebrar a ocasião, será realizado um almoço às 12h desta quarta-feira (3), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), reunindo autoridades e empresários ligados ao setor. Em um momento solene, a iniciativa celebra a história da instituição e traz perspectivas de futuro do sindicato, que representa doze setores da indústria desde rações balanceadas a conservas de frutas, entre outros.
O evento também será marcado pela instituição da Medalha do Mérito José Flávio Costa Lima, cujo primeiro agraciado será o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante. “A medalha tem o intuito de agraciar personalidades que tenham prestado serviços relevantes em prol do desenvolvimento do setor industrial de alimentos representado pelo nosso sindicato. Nada mais justo que homenagear a quem tanto nos tem apoiado nas iniciativas de interesse do Sindicato”, explica o Presidente do Sindialimentos, André Siqueira.
Falecido em 2006, José Flávio Costa Lima foi o primeiro mandatário do sindicato. Para o filho, Urbano Costa Lima, a honraria é um reconhecimento duradouro do trabalho do empresário não só pelo Sindicato, como também pela FIEC, a qual presidiu entre 1977 e 1986. Durante o almoço de celebração dos 45 anos do Sindialimentos, ainda em homenagem a José Flávio Costa Lima, será realizado o relançamento de seu livro, “Revolução por Consentimento”. “Agradeço à FIEC e ao Sindialimentos, em especial aos presidentes Ricardo Cavalcante e André Siqueira, por homenagear e manter viva a memória de um empresário e político sempre à frente do seu tempo, que prestou valorosas contribuições e relevantes serviços para o crescimento destas duas grandes instituições do Ceará”, ressaltou Urbano.
Marcos de gestão e marketplace para associados
No almoço, André Siqueira também apresentará um balanço de sua gestão e trará novidades para o futuro da instituição. A principal delas é o anúncio da implementação de um marketplace para associados. A iniciativa é fruto do apoio do Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae), junto à FIEC, e oportunizará empresas que não estão no ambiente digital a terem um espaço amplo e atrativo para o fechamento de novos negócios, no Ceará e no exterior. A plataforma chegará ao mercado já no início de 2022.
“O Sindicato, assim como qualquer outro modelo de organização, deve estar cada vez mais atento aos fatores que auxiliam na fidelização de seus clientes associados, sendo de suma importância conhecer a jornada do cliente e o que mudou nessa jornada, uma vez que as novas demandas de mercado e o surgimento de nichos antes inexistentes impactam diretamente nos negócios de diferentes setores”, detalha André Siqueira.
Sobre o Sindialimentos
Fundado em 1976 com a denominação de Sindicato das Indústrias de Rações Balanceadas de Fortaleza (Sindirações), o sindicato passou em 2010 a ter novas bases de representação envolvendo, além dos fabricantes de rações balanceadas, outras categorias econômicas da indústria de alimentos, o que ocasionou a mudança de denominação para Sindialimentos.
Estão entre as categorias contempladas: fabricação de conservas de frutas e sucos concentrados de frutas, hortaliças e legumes; abatedouro de aves suínos, bovinos e de pequenos animais; frigoríficos industriais e agroindustriais; processamento e preparação de subprodutos do abate; beneficiamento de arroz; envasamento de produtos alimentícios de origem vegetal; fabricação de farinha de mandioca e derivados; fabricação de farinha de milho e derivados; fabricação de amidos e féculas vegetais; fabricação de especiarias, molhos, temperos e condimentos; fabricação de pós-alimentícios e pratos prontos.