telefone(85) 4009.6300

Inscrições abertas para o programa de pré-aceleração de startups do Cariri

21/10/2021 - 14h10

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para o programa de pré-aceleração de startups da região do Cariri, o Pré-Acelera Cariri. Serão selecionados 10 projetos ou startups para receber  capacitações, mentorias presenciais e virtuais, além de suporte ao desenvolvimento ou aperfeiçoamento do Produto Mínimo Viável (MVP), para atendimento às demandas das indústrias caririenses.

Para participar, os projetos ou startups devem propor soluções nas áreas de Internet das Coisas (IoT), Marketplace, Indústria 4.0, Gamificação, Logística, Sustentabilidade, Gestão e Produtividade. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet. Os candidatos devem enviar um vídeo com uma apresentação (pitch) sobre o projeto. Outras informações AQUI.

O Pré-Acelera Cariri utilizará metodologia exclusiva para o refinamento do modelo de negócios dos projetos selecionados. Além disso, o programa oferece vários outros benefícios como mentores especialistas que atuam em programas de inovação do ecossistema local e nacional e subsídio para consultoria de desenvolvimento de MVP. Todos os selecionados também receberão capacitações do IEL Ceará e poderão usufruir da estrutura do Hub de Inovação do IEL e seus parceiros.

"Ao final do programa, promovemos um evento para aproximação as startups das indústrias, o que permite ainda o acesso a mercados para esses projetos", destaca o Head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Fábio Braga. *Foto: Tiago Sousa

A iniciativa conta com a parceria do Sebrae Ceará, Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), Universidade Regional do Cariri (Urca), a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), o Centro Universitário de Juazeiro do Norte (Unijuazeiro) e o Espaço Cuida, hub de inovação do Cariri.  

Lançamento do Pré-Acelera Cariri

A chamada do programa Pré-Acelera Cariri foi lançada nesta terça-feira (19/10), Dia Nacional da Inovação, no Espaço Cuida, em Juazeiro do Norte. Com a participação de representantes de todo o ecossistema de inovação local, tanto presencialmente quanto pela internet, o evento contou com a apresentação de cases de sucesso de startups e detalhes do programa Pré-Acelera Cariri, além de um painel sobre inovação.

Fábio Braga falou sobre o Hub de Inovação do IEL Ceará e sobre algumas ações já realizadas em pouco mais de um ano de existência do equipamento. Com a chancela do Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC (P2I), desenvolvido pela diretoria de Inovação e Tecnologia da FIEC, o Hub tem como objetivo impulsionar a inovação na indústria e promover o desenvolvimento do setor, com o objetivo de conectar ideias inovadoras ao mercado e às empresas.

A articuladora regional do Sebrae no Cariri, Elizângela Andrade, falou sobre a importância da parceria e de como o Sebrae apoia iniciativas que promovam o desenvolvimento da região.  "O Cariri é um celeiro de oportunidades, principalmente no que diz respeito à inovação. Tudo que vem é muito oportuno e só favorece o trabalho que desenvolvemos aqui. O Pré-Acelera Cariri, ao fazer o link com a indústria, que é uma atividade vocacional e  pujante na região, representa a união de esforços para tornar o Cariri mais competitivo, trazer mais desenvolvimento e elevar o Cariri a um novo patamar, assim como a gente merece", afirmou. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Wilson Soares, acredita que as indústrias do Cariri precisam inovar nos seus processos para se manterem no mercado e o Pré-Acelera, na sua opinião, irá contribuir para dar um up grade nas empresas locais.

"Esse programa vem em busca de soluções inteligentes para acelerar essas soluções e trazer inovação para as nossas indústrias a fim torná-las mais competitivas, melhorando seus produtos e sua produção O IEL tem trazido muitas novidades que certamente irão contribuir com todo esse processo de impulso à inovação na nossa região", declarou. 

Serviço:
Chamada do Programa Pré-Acelera Cariri
Informações e inscrições AQUI

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright