Nova diretoria do Centro Industrial do Ceará toma posse
A nova diretoria do Centro Industrial do Ceará (CIC) tomou posse nesta terça-feira 19/10, às 18h, em cerimônia realizada na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), no auditório Waldyr Diogo. A solenidade marca, oficialmente, a gestão do empresário Marcos Soares como Presidente da entidade no período de 2020 a 2024. O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, esteve presente, juntamente com outras autoridades representativas do setor industrial.
Ricardo Cavalcante destacou a criação do CIC, que tem como propósito organizar a construção de políticas voltadas para a defesa e o fortalecimento das indústrias. “Hoje o CIC se mostra renovado e apto a promover o mais amplo debate sobre as mudanças que se fazem necessárias para que tenhamos uma indústria ainda mais forte, criativa e inovadora. Desejamos uma excelente gestão ao Marcos Soares, que, por onde passa, deixa a sua marca de liderança e de cidadão comprometido com o coletivo”, afirmou o Presidente da FIEC.
O Presidente do CIC, Marcos Soares, agradeceu e disse se sentir honrado em poder presidir o CIC em mais um mandato. “Mesmo sabendo que é uma grande responsabilidade, há mais de 20 anos faço parte da Casa da Indústria e estou dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado no setor químico e na Federação. Neste mandato vamos fazer clusters multissetoriais e pegar a expertise de cada região para tentar montar clusters do setor moveleiro, de confecção, metal mecânico, entre outras áreas”, ressaltou Marcos Soares.
Durante a solenidade de posse, foi inaugurada a Galeria do CIC no térreo do prédio da FIEC. Nela, contam fotos dos ex-presidentes da entidade.
Sobre o Centro Industrial do Ceará
Fundado em 27 de julho de 1919, o CIC tem como principais atribuições coordenar e defender, de forma articulada com a FIEC, os interesses das indústrias. A entidade interage como agente difusor de informações, produtos e serviços destinados aos vários segmentos do setor industrial e propõe ações coletivas de interesse dos associados.
Como entidade empresarial representativa no Estado, congrega o espírito e objetivo associativo, visando fortalecer a indústria cearense.
A nova gestão do CIC deve concentrar esforços no fortalecimento de clusters industriais no estado, a exemplo do modelo implementado no Polo Químico de Guaiúba, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza.
Perfil
Marcos Antônio Ferreira Soares é formado em Administração pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Também é Gestor de Sistemas de Qualidade Assegurada (Consult-Isso), pelo Centro de Competitividade Industrial e possui pós - graduação em Tecnologia da Inovação pelo IFCE,IEL/CE e Universidade Ben Gurion/ Negev-Israel, Strategic Management in Times of Turbulence and Disruption (Outubro/2016 e Maio/2017) na Florida International University (FIU).
Ele representa a FIEC na Câmara Setorial de Saúde do Estado do Ceará e na Mobilização Empresarial pela Inovação (Confederação Nacional da Indústria). Atualmente, integra também o Conselho Curador da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (2020-2023).