SENAI Ceará capacita colaboradores de empresa de São Paulo em curso de Segurança Cibernética
Na última segunda-feira, (18/10), o SENAI Ceará deu início a capacitação de 21 alunos da empresa Sabesp, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.
Durante a abertura do curso, participaram Sônia Parente, Gerente de Educação do SENAI Ceará; Mateus Simões de Freitas, Gerente de Educação Profissional e Tecnologia do Departamento Nacional do SENAI; Clayton Moura, Especialista Técnico SENAI Ceará e o corpo docente da instituição, Hyandra do Valo, Coordenadora; Evelyne Lima, Analista, e os Professores, César Viana e Thiago Alencar.
O curso foi desenvolvido com metodologia focada no trabalho em equipe, em habilidades de liderança, técnicas de comunicação e conhecimento técnico. É totalmente prático, com exercícios interativos, possibilitando que os alunos sejam desafiados em uma série de cenários cada vez mais complexos, em uma intensa experiência imersiva em um ambiente cibernético extremamente aplicável a incidentes do mundo real.
Nas dinâmicas do curso, os alunos serão capacitados a identificar sistemas comprometidos e afetados, detectar como e quando ocorre uma violação ou um ataque no sistema, aprender a mitigar os danos nos ataques sofridos, reverter ataques e evitar novos. Também estarão aptos a realizar avaliação de danos e determinar o que foi roubado ou alterado, conter e corrigir incidentes como defesa, e treinar as habilidades de defesa e ataque, por meio de diversas técnicas para burlar proteções, identificação e bloqueios de ataques.
“Estamos ministrando o curso prático de simulação hiper-realista de ataques cibernéticos, com a utilização de um simulador hiper-realista de ataque e defesa cibernética (SIMOC Cyber Range). O curso visa qualificar o profissional da SABESP, por meio de um simulador virtual hiper-realista, realizando a prática em cibersegurança tanto no ataque quanto na defesa cibernética”, ressaltou o Professor César Viana.