telefone(85) 4009.6300

Dia Mundial da Alimentação (16/10): SESI Ceará dá dicas para ingestão de alimentos saudáveis

15/10/2021 - 13h10

Nas últimas décadas, os hábitos alimentares que antes eram passados de geração em geração estão apresentando mudanças ocasionadas por diversos fatores. Entre eles o aumento da população urbana, do indicador de escolaridade, do poder de compra, das mulheres no mercado de trabalho.
 
Outro indicador que contribui muito para essas mudanças no último ano foi a pandemia, com ela novos hábitos adentraram nas casas.  De acordo com a nutricionista clínica do SESI Ceará, Maria José Pinheiro, isso tudo vem modificando diretamente as percepções e, consequentemente, as preferências e as escolhas do que é consumido.
 
“Com isso, estamos diminuindo a qualidade, a variedade e a diversidade de nutrientes, elevando muitos aditivos químicos adicionados aos alimentos prontos para assegurar maior tempo de prateleira”, ressalta maria José. 
 
A especialista ainda destaca que não existe um “superalimento” que, sozinho, contenha todos os nutrientes em quantidade suficiente para manter todas as funções do corpo humano, por isso, deve-se respeitar as quatro leis da nutrição: quantidade, qualidade, harmonia e adequação. 
 
10 Dicas para uma alimentação saudável
 
1) Faça de alimentos “in natura” a base da alimentação
2) Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao cozinhar
3) Limite o consumo de alimentos processados
4) Evite o consumo de alimentos ultra processados
5) Coma com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, se possível, com companhia
6) Faça compras em locais que ofertem variedades de alimentos “in natura” ou minimamente processados
7) Desenvolva, exercite e partilhe habilidades culinárias
8) Planeje o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece
9) Dê preferência, se fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora
10) Seja crítico quanto as informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais
 
 
Serviço
 
Para mais informações sobre consultas clínicas, nutricionais e avaliação de bioimpedância ligue (85) 4009-0063 (Fortaleza); (88) 3677-8200 (Sobral); (88) 3102-5768 (Juazeiro do Norte) ou acesse www.sesi-ce.org.br/.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright