telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará realiza II Hub Experience Day

13/10/2021 - 20h10

Na tarde desta quarta-feira, 08/10, o IEL Ceará promoveu, na cobertura da sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o segundo Experience Day, com o tema “Investimento anjo”.

Participaram do evento Dana Nunes, Superintendente do IEL Ceará; Sampaio Filho, Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e Líder do Observatório da Indústria; Fábio Braga, Head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Margaret Teixeira, Gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, além de empresários e representantes de startups.

“Fico muito feliz em ver tudo o que foi idealizado há um tempo atrás se concretizando agora. Estamos caminhando para dar grandes passos, com a junção do ecossistema com o olhar empresarial, o olhar das startups e de diversas instituições. Assim, vamos conseguir fazer uma grande diferença na indústria”, afirmou Dana Nunes.

“Nós estamos todos aqui para fortalecer ainda mais esse ecossistema de inovação, pensando no estratégico para que possa ser feita a diferença dentro das empresas de vocês”, ressaltou Sampaio Filho.

O evento foi destinado a startups, industriais, investidores e a todos do ecossistema de inovação cearense. O objetivo foi conectar esse público e contribuir para o entendimento da temática, desmistificando conceitos acerca desse tipo de investimento. Com a parceria da Four+ Business Consulting e da XP Investimentos, o evento também mostrou como é possível utilizar o mercado de capitais para potencializar as empresas.

“O evento foi muito importante para desmistificar o investimento anjo e ajudar a criar a cultura para que os empresários industriais que queiram investir em startups ou soluções diferenciadas venham para o IEL, para o HUB”, finalizou Fábio Braga.

Saiba mais:
O investimento anjo é o investimento efetuado por pessoas físicas com capital próprio em empresas nascentes com alto potencial de crescimento (as startups). De acordo com a Anjos do Brasil, uma das características desse tipo de investimento é que o investidor agrega valor para o empreendedor com seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamentos, além dos recursos financeiros, por isso é conhecido como smart-money.

Outra característica é que o investidor tem normalmente uma participação minoritária no negócio e não ocupa posição executiva na empresa, mas apoia o empreendedor atuando como um mentor ou conselheiro.

Ainda segundo a Anjos do Brasil, o investimento anjo não é uma atividade filantrópica. O investidor anjo tem como objetivo aplicar em negócios com alto potencial de retorno, que consequentemente terão um grande impacto positivo para a sociedade através da geração de oportunidades de trabalho e de renda.

O termo "anjo" é utilizado pelo fato de não ser um investidor exclusivamente financeiro que fornece apenas o capital necessário para o negócio, mas por apoiar o empreendedor, aplicando seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamento para orientá-lo e aumentar suas chances de sucesso.
 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright