telefone(85) 4009.6300

Observatório da Indústria recebe prefeito de Chorozinho

13/10/2021 - 18h10

Na manhã desta segunda-feira, (11/09), o prefeito de Chorozinho e presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Júnior Menezes, visitou o Observatório da Indústria da Federação do Estado do Ceará (FIEC). Acompanhado de assessores e empresários, o prefeito foi recepcionado pelo Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) Paulo André Holanda; pelo superintendente das Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes e pelo Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e Líder do Observatório, Sampaio Filho. Estiveram também presentes membros do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O  encontro visa uma parceria entre órgãos públicos e privados para alavancar recursos para a construção de um polo de moda em Chorozinho.

De início, Sampaio Filho deus as boas-vindas a todos. Logo após, o Gerente de Produtos de Inteligência Competitiva, Elton Freitas, prosseguiu com a apresentação geral do Centro de Dados do Observatório da Indústria. Hoje, o Observatório é considerado um dos três maiores centros de dados de tecnologia do tipo no país, desenvolvendo trabalhos de inteligência de dados, aliados às necessidades de gestores e empresários.

“O Observatório possibilita uma visão estratégica. Os nossos dados e serviços podem ser aplicados para fortalecer o desenvolvimento de empresas e municípios. Conseguimos, de acordo com o objetivo estratégico de cada cidade, otimizar e individualizar resultados. Temos realizado trabalhos de grande porte com muitas cidades”, salientou Sampaio.

A coletânea de dados do Observatório tem desenvolvido serviços de informação como os de mapeamento econômico, automatização de processos, vigilância em tecnologia e de inteligência artificial a grandes empresas e instituições como o Moinho Dias Branco, Ministério da Economia, CIPP, entre outros.

Em nome do SENAI Ceará, o Diretor Regional enfatizou que a cidade de Chorozinho tem uma demanda crescente no setor de costura e vestuário. “Como que a FIEC, por meio do SENAI, pode tratar essa questão? Podemos melhorar quem já trabalha no ramo, com cursos de requalificação, ou qualificamos novas pessoas para o setor. De dentro das informações do Centro de Dados, podem sair vários programas e projetos. Ficamos à disposição para ajudar no que for preciso”, pontuou Paulo André.

Também no encontro, a Articuladora da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Wilmar Ferreira Almeida, expôs uma apresentação com inúmeros projetos da instituição em benefício aos setores econômicos dos municípios do Ceará e como criar uma potente parceria para expandir consultoria nos projetos de Chorozinho.

Ao final, o prefeito agradeceu a oportunidade. “Foi uma manhã muito proveitosa e produtiva. Tivemos acesso a muitas informações que nos ajudarão a traçar e a planejar algumas ações que a gente já está tomando para a geração de emprego e renda. Queremos fortificar as cadeias já existentes e, ao mesmo tempo, pensar em novas ações para melhorar ainda mais a qualidade de vida de nosso município”, disse Júnior Menezes.

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright