telefone(85) 4009.6300

Dia Internacional da Saúde Mental (10/10): SESI Ceará dá dicas de como manter o equilíbrio

08/10/2021 - 12h10

Atualmente, ouvimos muito falar em saúde mental, mas de fato o que é saúde mental e como ela está relacionada no nosso dia a dia? Conforme definição da OMS (2008), a saúde mental é produzida por meio da sensação de bem-estar no desenvolvimento de habilidades, no enfrentamento de estressores e em uma vida produtiva e comunitária. No nosso dia a dia, isso acontece de forma dinâmica em casa, no trabalho, na escola, nas atividades de lazer e até durante o ócio. Desde o acordar até o dormir, estamos utilizando nossa saúde mental.
 
Segundo o psiquiatra e médico do trabalho do SESI Ceará, Sérgio Lima, entre os fatores que que interferem na saúde mental hoje em dia estão os impactos da mudança de rotina, reinvenção e ressignificação do trabalho/ocupação; rotinas e aprendizagens intensa; e as mudanças de cultura e de comportamento. “O uso de tecnologias de informação e comunicação para transmissão de dados também tem gerado impacto na saúde mental das pessoas, seja de forma positiva, quando aproxima as pessoas distantes, por exemplo; ou de seja de forma negativa com a propagação das fake news”, observa o especialista do SESI Ceará.
 
 
Minimização de danos
 
Lima avalia que o reconhecimento e ajuda dos profissionais da saúde podem prevenir ou minimizar doenças que afetam a saúde mental do indivíduo. Além de observar a exaustão 
física e emocional pelas demandas de trabalho. “É importante as presença de mais espaços de escutas e acolhimento de emoções. Além de observar o quão importante é o trabalho em equipe e a colaboração como fatores de proteção. Sem esquecermos do cuidado com a espiritualidade de cada um”, descreve.
 
 
Quando perceber em si ou no próximo alteração do humor, tristeza sem explicação, alteração do apetite, do sono, ausência de prazer e de ânimo, isolamento, descontrole emocional, ideias fixas sobre algo, abuso de substâncias como medicamentos, álcool e drogas é hora de buscar ajuda profissional. De acordo com o especialista do SESI Ceará, os familiares também podem e devem ajudar no encaminhamento ao psiquiatra ou psicólogo, pois em algumas situações o próprio indivíduo não reconhece que precisa de ajuda.
 
 
Nesse sentido, o SESI Ceará atua para proporcionar uma melhor saúde mental nos seus atendimentos clínicos, oferecendo consultas especializadas em psiquiatria e psicologia. Além disso, também oferece outras especialidades clínicas e, também, atividades físicas que são importantes no cuidado da saúde e que de maneira direita ou indireta impactam na saúde mental. Além disso, atua também nas empresas com palestras e webinars personalizados para quem busca uma melhor qualidade de vida para seus colaboradores.
 
 
Atividades laborais
 
Para o médico do trabalho e pesquisador do SESI Ceará, Cláudio Patrício, a saúde mental precisa estar dentro do planejamento estratégico das empresas, pois funcionários saudáveis, mental e fisicamente, são mais produtivos. Além de serem mais engajados, alavancam empresas, portanto uma rede de suporte institucional, que utiliza estratégias de comunicação verbal não agressiva, com metas factíveis, possibilidade de crescimento individual, que combate assédios dos diversos tipos são empresas que investem na prevenção deste tipo de adoecimento. 
 
“A partir do momento que se identificam os doentes, eles precisam ser encaminhados ao tratamento e acompanhamento, com psiquiatra e psicólogo, portanto precisamos ter políticas de “desestigmatização” de doentes mentais, com ações que combatem o preconceito que pode aparecer entre colegas e liderança”, aponta o especialista.
 
10 Dicas para manter a saúde mental equilibrada
 
1. Cuide da sua espiritualidade; 
2. Procure administrar bem o tempo;
3. Alimente-se bem e pratique algum exercício físico;
4. Aprenda a filtrar as informações que chegam ao seu conhecimento;
5. Exercite a capacidade de perdoar;
6. Reconheça que seu corpo e sua mente têm limites;
7. Respeite os limites do próximo;
8. Se tiver de reviver alguma lembrança do passado, que sejam aquelas que tragam bons sentimentos;
9. Quando necessário, procure ajuda profissional;
10. Saiba que uso de medicamentos é importante e necessário em alguns casos.
 
O SESI Ceará oferece, a preços acessíveis, atendimentos de psicologia e consulta de psiquiatria, entre outras atividades que visam a qualidade de visa e o bem-estar físico e mental. Para mais informações acesse www.sesi-ce.org.br ou ligue 85 4009-6300.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright