telefone(85) 4009.6300

Centro de Inovação do SESI Ceará apresenta Projeto Produtividade na Construção Civil

14/10/2021 - 08h10

Durante a última reunião ordinária do Inovacon, conduzida pelo Sinduscon-CE, associados da entidade puderam conhecer o Projeto Produtividade na Construção Civil desenvolvido pelo Centro de Inovação do SESI Ceará, com os profissionais da Produtime, Ubiraci Espinelli e Felipe Morasco e o engenheiro de segurança e pesquisador do Centro de inovação do SESI Ceará, Rodrigo Nogueira. 
 
 
“O projeto Produtividade na Construção Civil visa mensurar impactos de fatores de segurança do trabalho na produtividade de mão-de-obra em obras de construção de edifícios. Ele busca levantar os fatores que mais impactam na produtividade em cada etapa da obra e mensurar seus impactos, buscando um ponto de equilíbrio em se investir em SST para obter a melhor produtividade, ou seja, melhor custo-benefício”, explica Nogueira, que abriu a reunião dando uma breve explicação sobre o projeto e falando da sua importância para a construção civil. 
 
 
Na sequência o professor Ubiraci (USP/SP) entrou em detalhes sobre o andamento do projeto e explicou como está sendo formulado o modelo. Após a explicação foi realizado o convite para empresas do Ceará que tenham interesse em colaborar com o projeto, limitado a quatro empresas aqui no Estado e outras quatro em São Paulo. 
 
 
Rodan Engenharia, Mota Machado, Diagonal e Dasart demonstraram interesse, ficando a BSPAR no cadastro reserva. Já em São Paulo já foram captadas três construtoras até o momento. A primeira reunião de trabalho será realizada no início de outubro e terá a participação de dois representantes de cada empresa, sendo um da área de segurança do trabalho e outro da gestão da obra.
 
 
De acordo com o engenheiro de segurança e pesquisador do Centro de inovação do SESI Ceará, Rodrigo Nogueira, o projeto pretende denotar as vantagens de se investir em um ambiente seguro de trabalho mostrando seus aspectos positivos na produtividade em obras. “Com isso esperamos desmitificar a falsa visão de que segurança do trabalho atrasa a produção e gera custos para empresa. Estimulando os gestores a dar maior subsídio para que seus funcionários tenham condições de dar o seu melhor no trabalho, garantindo sua integridade física e moral”, declara o engenheiro.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright