telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará comemora 50 anos e homenageia personalidades que contribuíram com a sua história

30/09/2021 - 22h09

Em cerimônia especial realizada na noite desta quinta-feira (29/9), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) iniciou as comemorações pelos seus 50 anos. A solenidade, prestigiada por autoridades, empresários e representantes do meio acadêmico, teve início com o descerramento de uma placa alusiva à data no hall de entrada da Casa da Indústria. Em seguida, a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, conduziu a entrega de homenagens aos parceiros que contribuem para o desenvolvimento da instituição.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e também diretor presidente do IEL Ceará, Ricardo Cavalcante, abriu o evento com um discurso resgatando a história do IEL e do empresário que dá nome ao Instituto, um dos pioneiros da representatividade industrial no Brasil. Ricardo Cavalcante também lançou um olhar para o presente e afirmou que hoje o IEL Ceará é uma organização de excelência, totalmente sintonizada com o futuro, e que isso é motivo de muito orgulho.

O presidente nomeou marcos que simbolizam a transformação vivida pelo Instituto ao longo dos últimos anos, com destaque para o Hub de Inovação do IEL, e anunciou que o IEL Ceará foi reconhecido, recentemente, como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), abrindo assim, ainda mais oportunidades de geração de novos negócios com base tecnológica, uma vez que os ICTs têm como fundamento de sua atuação, a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas.

“Este IEL que hoje completa 50 anos, e que se mostra cada vez mais jovem e atual, está preparado para desenvolver em toda a indústria cearense, as competências essenciais para a superação dos desafios de uma competitividade global. E isto devemos, sem sombra de dúvidas, à sua competente equipe de colaboradores, tão bem liderada pela superintendente, Dana Nunes. Para nós, a busca da excelência é uma constante, pois entendemos que a melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a nossa inteligência e entusiasmo, na melhor execução possível do trabalho que fazemos hoje”, ressaltou.

O superintendente do IEL Nacional, Eduardo Vaz, enviou um vídeo com uma saudação especial e frisou que o IEL Ceará é reconhecido em todo o país pelas suas entregas. De acordo com ele, o IEL Ceará é exemplo inclusive para o IEL Nacional como benchmarking. “Parabéns a todos pelo sucesso alcançado, fruto do trabalho, da dedicação e das inovações que o Ceará está trazendo”, disse. 

Dana Nunes fez um discurso em tom de agradecimento, mencionando pessoas que apoiam o trabalho do IEL Ceará, como o presidente Ricardo Cavalcante, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o reitor da UFC, Cândido Albuquerque, o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Júnior Castro, o diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto, o diretor de inovação da FIEC, Sampaio Filho, além de todos os presidentes de sindicatos ligados à Federação.    

“Quero fazer um agradecimento muito especial ao time IEL. Se não fosse vocês, nós não estaríamos dando esses grandes passos. Vocês são o pilar do IEL. O maior legado que a gente pode deixar é permitir que as pessoas voem, que elas se desenvolvam, e a minha gestão é muito pautada nisso. Foco na liderança, com um olhar especial para as pessoas, mas com um olhar muito forte também no resultado. Sempre fazendo hoje e olhando pro amanhã”, declarou.

A superintendente ressaltou também a parceria com o Observatório da Indústria que tem permitido a tomada de decisões mais assertivas e propiciado a expansão do Instituto. “Nós estamos muito bem amparados e quando você assume um desafio como esse, que é fazer o IEL se desenvolver e avançar cada dia mais, ter pessoas boas ao seu lado minimiza qualquer dificuldade e faz toda a diferença”, pontuou.

Após o discurso, Dana fez a entrega das homenagens a Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC; Alci Porto, diretor técnico do Sebrae Ceará; Airton Gonçalves, diretor de administração e finanças do Sebrae Ceará; Sampaio Filho, diretor de inovação da FIEC e líder do Observatório da Indústria; Beto Chaves, empresário, representando todos os empresários e o setor produtivo; as consultoras Daniele Porto e Roseanne Pimentel, representando os consultores parceiros do IEL Ceará; Fernanda Moreno, facilitadora, representando os instrutores do IEL Ceará;  Margaret Lins, gerente de Gestão da Inovação do IEL Ceará, e Jamille Alencar, assessora técnica do IEL Ceará, representando o time IEL; Roxana Albuquerque, secretária do Sindiverde; Mark Augusto Pereira, presidente do Sindiverde; desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do TJCE; Francisco de Castro Menezes Júnior, presidente da Aprece; Cândido Albuquerque, reitor da UFC; Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI Ceará; Veridiana Grotti, superintendente do SESI Ceará; Aluísio Ramalho e Marcos Montenegro, representantes do Conselho do IEL.

O diretor técnico do Sebrae, em nome de todos os agraciados, falou sobre a importância da liderança e de como a liderança de Dana Nunes tem levado o IEL a alcançar novos patamares. Alci Porto complementou elogiando a parceria do IEL com o Sebrae. “São equipes que se integram. E isso faz bem ao Ceará. Porque nós transformamos ideias em projetos, nós efetivamos ações com rapidez e nós fazemos o Ceará respirar cada vez mais um lar de alianças tão necessário para superarmos esse grande elo que ainda precisamos ter para o futuro”, observou.

Por fim, a superintendente Dana Nunes também foi homenageada pelos colaboradores do IEL, com a participação surpresa de sua filha Alicia Nunes, encerrando a cerimônia.

     

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright