telefone(85) 4009.6300

Webinar marca início do curso gratuito de hidrogênio verde ofertado pelo SENAI Ceará

22/09/2021 - 16h09

As energias renováveis são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e o hidrogênio verde é uma das principais soluções para uma economia limpa. E o Ceará está despontando no cenário nacional como um hub de produção e exportação de hidrogênio verde.

Os empreendimentos vão gerar emprego e renda para o estado. Para atender a essa crescente demanda por profissionais qualificados, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) sai na frente e promove o primeiro curso de Introdução ao Hidrogênio Verde, na modalidade EAD, destinado ao público geral. As aulas iniciam no dia 27/9, em um webinar transmitido pelo canal do SENAI Ceará no YouTube, com participação do Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.

Participam do webinar os professores do curso: Monica Saraiva Panik (FIEC/ABH2), Gerhard Ett (FEI), Daniel Lopes (Hytron/NEA Group), Fernando Nunes (UFC), Joaquim Rolim (FIEC), Sidney Gonçalves (Trendtech), Paulo Emílio de Miranda (ABH2 e UFRJ), Ênnio Peres da Silva (UNICAMP), Ansgar Pinkowski (AHK) e Rosane Fukuoka (Mitsidi Projetos). Participam ainda Luiz Mello, da Thyssenkrupp e a Especialista Técnica de Energias Renováveis do SENAI Ceará, Isabela Taveira. O mediador será o Consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço.

O curso abrange toda a cadeia de valor do hidrogênio verde e apresenta as oportunidades do novo mercado. O conteúdo inclui conhecimentos técnicos, regulatórios e ambientais sobre produção, armazenamento e transporte do hidrogênio verde, tendo em vista as oportunidades e tendências do mercado internacional e nacional.

As aulas foram elaboradas por especialistas e pesquisadores da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), ABH2, Hytron, UNICAMP, AHK, Trendtech e Mitsidi, apoiados pela Thyssen krupp, White Martins, Siemens Energy e Air Products.

Esse é o primeiro curso de uma série de outros que serão lançados, em breve, pelo SENAI Ceará. O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, considera o momento histórico para o Ceará, pois a produção do Hidrogênio Verde poderá mudar a indústria, a economia e o perfil socioeconômico cearense. "O Ceará, com toda essa capacidade de geração, poderá, sim, se tornar um grande produtor mundial de Hidrogênio Verde. Parabenizo o Governo do Estado e a todos os envolvidos", afirmou.

Como obter hidrogênio verde
O Hidrogênio Verde é o hidrogênio obtido a partir de fontes renováveis, como a energia eólica e a energia solar, sem a emissão de carbono. É produzido através de eletrólise, sendo prática sustentável e já adotada em vários países do mundo. A tecnologia está baseada na geração de hidrogênio — um combustível universal — por meio de um processo químico conhecido como eletrólise.

Este método utiliza a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água. Por esta razão, se essa eletricidade for obtida de fontes renováveis, então a energia será produzida sem a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

A nova tecnologia, que vem se tornando uma das mais importantes e debatidas no cenário internacional de energia, pode produzir energia limpa aplicada às mais diversas áreas, como  industrial, hospitalar e domiciliar, além de poder ser utilizada como combustível para automóveis, contribuindo efetivamente para o movimento de descarbonização mundial, entre outros.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright