telefone(85) 4009.6300

Observatório da Indústria da FIEC e CNI promovem painel de especialistas para aprofundar os perfis profissionais para o futuro da Esmaltec

21/09/2021 - 09h09

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizou na quarta-feira (15/9) o painel de especialistas para refletir sobre o futuro dos Perfis Profissionais da Esmaltec. O encontro reuniu profissionais da própria Esmaltec no intuito de identificar, por meio de uma construção coletiva, as capacidades e habilidades técnicas que serão demandadas aos profissionais da organização para dar respostas aos desafios dos próximos anos. A iniciativa faz parte de um trabalho maior, que tem como objetivo contribuir com a estratégia de longo prazo da empresa, com foco na inovação.   

A coordenadora técnica do Observatório da Indústria, Byanca Pinheiro, relata que a reflexão acerca dos perfis profissionais foi precedida da elaboração de uma rota tecnológica e de um aprofundado estudo de mercado. Ambos buscaram olhar para o futuro, através da lente das tendências, para conseguir apontar caminhos mais assertivos para o desenvolvimento do negócio. 

“Primeiramente foi feita uma prospecção ampla para entender quais tecnologias impactarão a produção dos principais produtos da empresa, identificando, por exemplo, patentes e artigos científicos com temáticas relacionadas à essa produção. O Observatório complementou essa visão tecnológica com uma visão social e de mercado através de um estudo bastante aprofundado dos mercados consumidores, concorrência, hábitos de consumo, entre outros aspectos”, explica Byanca.   

A partir desse panorama, os especialistas da Esmaltec, conduzidos pelo Observatório da Indústria da FIEC e CNI, realizaram um exercício de reflexão sobre o futuro avaliando como essas tendências mapeadas podem influenciar o trabalho desenvolvido hoje na empresa. Isso auxiliará na identificação das competências e dos conhecimentos demandados aos profissionais nos próximos anos, permitindo as adaptações necessárias. Com esses perfis, é possível ainda conhecer a demanda por capacitação técnica e por isso o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) também participa do processo.

“Esse estudo servirá para que a empresa possa visualizar as adaptações que precisam ser feitas para que os profissionais consigam se adequar a esses novos paradigmas que vem se desenhando. Em um mundo de alta complexidade, onde rápidas transformações tecnológicas e inovações mudam a forma como vivemos, consumimos e nos relacionamos, as profissões que existem hoje, da forma que existem, não vão mais atender as demandas do futuro. Por isso, é importante estar um passo à frente dessas mudanças para estar bem preparado para o que está por vir”, destaca.  

O gerente de tecnologia da Esmaltec, Rendex Ribeiro, destaca o pioneirismo da Esmaltec no trabalho em parceria com a FIEC e a CNI em busca de rotas tecnológicas, pensando no futuro da indústria da linha branca. “É um trabalho muito importante, com uma metodologia diferente de tudo que a gente praticava até então. Estamos vendo que tão ou mais importante que buscar essa rota tecnológica para o destino que a gente vislumbra no futuro é o desenvolvimento e a capacitação profissional das pessoas”, afirma.

Rendex ressalta que a FIEC, o SENAI Ceará e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec) são fortes parceiros da Esmaltec e que graças a essa parceria de sucesso foi possível concretizar iniciativas tão importantes como o capacete Elmo, por exemplo. “Acredito que agora, com esse trabalho do Observatório e da CNI, teremos um diferencial competitivo importante, que nos trará vantagens não só no mercado local, mas também nacional”, finaliza.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright