telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante recebe Rafael Lucchesi, Diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria

14/09/2021 - 21h09

Nesta segunda-feira (13/09), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu Rafael Lucchesi, Diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Diretor-Geral do SENAI Nacional e Diretor-Superintendente do SESI Nacional, durante almoço seguido de apresentações de projetos, na Casa da Indústria. No encontro foram compartilhadas informações sobre o Observatório da Indústria, o Hub do Hidrogênio Verde e diversos Projetos da Federação cearense. No evento ainda foi lançado o mais novo curso do SENAI Ceará. Entre os presentes estiveram Carlos Prado , 1° Vice-Presidente da FIEC; os Vice-Presidentes da FIEC, André Montenegro, Roseane Medeiros (Secretária Executiva da Indústria da SEDET) e Jaime Bellicanta; além de diversos Presidentes de Sindicatos; representantes de instituições convidadas, empresários e do corpo diretivo da FIEC e das suas casas.

“O Sistema FIEC se notabiliza pela excelência de seus projetos. Na área de Hidrogênio Verde, tem um potencial excepcional e qualidade técnica muito grande, assim como nos projetos de transformação digital, que também são de alto nível. A Federação está de parabéns pelas iniciativas, pelas possibilidades que cria e, sobretudo, pela visão e apoio às atividades de fronteira tecnológica, de grande vocação e vantagem competitiva para o Brasil e, particularmente, para o Ceará”, afirmou o Diretor da CNI, Rafael Lucchesi.

No Observatório da Indústria, foram apresentados ao convidado os benefício do Centro de Dados, que é um dos maiores do tipo no país, as oportunidades do Hub do Hidrogênio Verde, assim como diversas ações na área da transformação digital, como as do Projeto Rastum, da cadeia produtiva da pesca; da Plataforma Dela, na área da Segurança Pública; o Fronteiras Tecnológicas, para o fortalecimento da interação academia indústria; o Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria Cearense, para a Modernização de Ambientes de Negócios; o Hub de Vitrines Tecnológicas; além de todo o processo de Transformação Digital da FIEC.

“Estamos aqui para dividir conhecimentos. Tudo que apresentamos hoje é do Sistema. Acreditamos que o crescimento deve ser mútuo e compartilhado, para que todos possam participar do desenvolvimento. A FIEC se coloca à disposição da CNI e das demais Federações para o que precisarem”, declarou o Presidente Ricardo Cavalcante.

No encontro, foi lançado ainda um projeto pioneiro, o Primeiro curso sobre Hidrogênio Verde do Brasil. “Esse é o primeiro curso do tipo no país. Com isso, o SENAI Ceará sai à frente. Ele será de iniciação profissional e terá 40h, com professores de mais alto gabarito, de grandes empresas, que vai contribuir para o mercado brasileiro”, disse Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI. A capacitação será EAD, contará com certificado, nove professores e será aberta a profissionais da área energética e público em geral.

Estiveram presentes no almoço Alci Porto Gurgel, Diretor Técnico do Sebrae Ceará; o Reitor da UECE, Hildebrando dos Santos; o Pró-Reitor da UFC, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque; Cristiane Borges Braga, Pró-Reitora de Ensino na IFCE; Daniel Gutierrez,  Diretor M Dias Branco; Joaquim Caracas, fundador da Impacto Protensão; Cauê Milhomen, Sócio-Proprietário da 3E SOLUÇÕES; David Zanotelli, Diretor HAPVIDA; Annette de Castro, CEO da MALLORY; Laiz Hérida, fundadora e CEO da HL; Juarez Holanda, representante da MTM Telecom; Cláudio Queiroz, Fundador da B&Q; e Marcos Soares, Presidente do CIC.

Entre os Presidentes de Sindicatos da FIEC estavam Patriolino Dias de Sousa (SINDUSCON);  Ângelo Márcio (SINDPAN); Luís Carlos Gadelha (SINDENERGIA); Cláudio Sidrim Targino (Sindbebidas); Dinalvo Carlos (SINCOPE); Francisco Lélio (SINDROUPAS); Júnior Osterno (SINDIMÓVEIS); José Antunes (SINDILATICÍNIOS); Paulo Gurgel (SINDQUÍMICA); Marcos Silva Montenegro (SINDALGODÃO); Marcos Veríssimo (SINDIPNEUS); Mirian Silva (SINDSORVETES); Pedro Alfredo  (SINDIMEST);  Roberto Proença (SINDTRIGO); André de Freitas Siqueira (SINDIALIMENTOS); Elano Martins (SINDCONFECÇÕES); e Milene Alves (SINDCAFÉ).

Da FIEC, participaram também o Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha;  o Diretor Administrativo , Chico Esteves; o Diretor Financeiro Adjunto, José Agostinho; Sampaio Filho, Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC, e Líder do Observatório da Indústria; Os Conselheiros Lauro Martins, Marcos Albuquerque, e Aluísio Ramalho; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais; Paulo André Holanda, Diretor do SENAI Ceará; Veridiana Grotti, Superintendente do SESI Ceará; Dana Nunes, Superintendente do IEL Ceará; Karina Frota, Gerente do CIN; Jurandir Picanço, Consultor do Núcleo de Energia da FIEC; Joaquim Rolim, Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC;  Yuri Torquato; Diretor da FIEC Jovem; Guilherme Muchale, Gerente do Observatório da Indústria da FIEC; Raphael Campos Assessor da Diretoria de Inovação da FIEC;  entre outros.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright