telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará, Enel e SAP iniciam turmas de qualificação para mulheres egressas e familiares de internos do sistema penitenciário

13/09/2021 - 13h09

Vinte mulheres egressas do sistema penitenciário cearense ou familiares de egressos iniciaram hoje (13/9) uma jornada de capacitação para inserção no mercado de trabalho. Por meio da parceria entre Enel Ceará, Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Governo do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), elas começaram o curso de Corte e Costura em Lingerie, de 100h, com duração de cinco semanas, no SENAI Parangaba. Serão oito turmas, com 20 alunas em cada uma.

O Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, esteve no SENAI Parangaba para um pequeno evento de lançamento das turmas. Ele exaltou o patrocínio da Enel à iniciativa e desejou que as alunas aproveitem as aulas e o tempo que vão passar no SENAI para aprender. "A SAP tem feito um trabalho muito bom, de levar educação para o sistema penitenciário. A educação para o trabalho é o que vai mudar essa realidade. No SENAI, trabalhamos a educação de forma integrada, unindo cidadania e trabalho. É importante produzir para ter cidadania. O SENAI proporciona também a inserção profissional, pois abre as portas das empresas para as pessoas formadas".

Mais de 12 mil internos e egressos do sistema estão sendo qualificados pelo SENAI Ceará, número que corresponde, aproximadamente, à metade da população carcerária. O secretário agradeceu ao SENAI pela parceria e destacou a expertise da instituição em educação profissional. "Estamos avançando na qualificação com o padrão SENAI, que tem ótima estrutura. É muito bom ver que estamos no caminho certo, de melhorar o país, dando uma profissão e capacitando as pessoas para o trabalho. Agradeço ao SENAI por toda a parceria", pontuou.

Outras sete turmas serão realizadas, somando um total de 160 mulheres qualificadas. O Diretor institucional da Enel Ceará, Osvaldo Férrer, afirmou que a empresa tem prazer em contribuir com vários projetos sociais. "O SENAI é um dos órgãos mais importantes para quem vai iniciar a vida profissional. Difícil é não sair com emprego garantido do SENAI. Tem equipamentos modernos. Agradecemos pelo que o SENAI faz pela sociedade cearense", disse.

A responsável pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), Cristiane Gadelha, considerou que a Enel possa ser exemplo para outras empresas apostarem no sistema penitenciário. "Agarrem essa oportunidade para ter uma vida diferente daqui para frente. Ter certificado do SENAI é ter emprego garantido. O SENAI fez e faz uma grande revolução no sistema penitenciário", afirmou.

As alunas participam do projeto Enel Compartilha Empreendedorismo. De acordo com a Coordenadora de Projetos Sociais da Enel Ceará, Alana Araújo, é a primeira vez que recebem egressas e familiares dos internos. "Sempre há oportunidade. Vocês poderão ser autônomas, montar seus próprios negócios, ou contratadas pela CLT", reforçou. 

    

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright