telefone(85) 4009.6300

CEO da Robison Crusoe conhece Observatório da Indústria

12/07/2021 - 16h07

Nesta sexta-feira, 9/07, o CEO do grupo espanhol Robison Crusoe, Manuel Ramon Gonzalez Gago, conheceu o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Ele foi recepcionado pelo Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e Líder do Observatório, Sampaio Filho e pelo Gerente do Observatório, Guilherme Sampaio. O Controller da empresa espanhola, Fernando Botelho e o Representante da Categoria Econômica da Pesca da Diretoria da FIEC, Francisco Oziná Lima Costa, também participaram do encontro.

Na ocasião, Manuel e Fernando conheceram as áreas de atuação do Observatório, em especial, o trabalho desenvolvido em parceria com o Ministério da Economia que buscar reduzir o Custo Brasil. Eles também conheceram o projeto Rastum, que busca desenvolver um sistema de rastreabilidade para a cadeia produtiva do atum, como referência de sustentabilidade dos oceanos.

A reunião foi fundamental para iniciar discussões sobre um trabalho em conjunto que pretende reinserir o atum cearense no mercado europeu. “A exportação não acontece hoje por conta de bloqueios na União Europeia. A gente vai entrar agora para conhecer quais são esses bloqueios. Aproveitar todo um trabalho que a gente está fazendo da redução do Custo Brasil e inserir essas proposições”, ressaltou Sampaio Filho.

O CEO da empresa espanhola parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Observatório e se colocou à disposição para trabalhar em conjunto com o Observatório e ajudar no escoamento do produto cearense no mercado internacional. “Vocês deram os primeiros passos, estão na parte técnica muito avançada. E nós podemos acompanhar vocês na parte prática, no dia a dia”, ressaltou.

“A gente vai inserir o IEL, na educação executiva, o SENAI, junto com seus laboratórios, e o SESI também. O Sistema FIEC atuará de forma integrada no suporte a toda a empresa e também reduzir os obstáculos que impedem que o atum cearense, que é um dos melhores do mundo, seja exportado para a Europa”, finalizou Sampaio.

O trabalho desenvolvido dentro da cadeia do atum no Ceará segue a todo vapor.  “Nós começamos organizando o licenciamento. Agora estamos tratando da automação, da rastreabilidade e do treinamento de pessoal. O sonho é voltar a exportar pra Europa. Isso dará um impacto muito grande na pauta de exportações do Ceará e do Brasil”, concluiu Francisco Ozina.

Sobre o grupo Robinson Crusoe:

A Robinson Crusoe pertence ao grupo espanhol Jealsa Rianxeira, com mais de 50 anos de experiência dedicada à fabricação e comercialização de conservas de pescados e mariscos.
O grupo atua em quatro áreas de atividades, sendo: alimentação, pescas e serviços, meio ambiente e energia. Anualmente, a empresa processa mais de 11 mil toneladas de pescado. É o principal indutor do setor de pesca no Nordeste, gerando mais de 500 empregos no estado.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright