telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante participa da assinatura do Memorando de Entendimentos entre Governo do Ceará e Fortecue para implantação de polo de Hidrogênio Verde no Estado

07/07/2021 - 15h07

Na manhã desta quarta-feira (07/07), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e o Governador Camilo Santana, participaram de solenidade de assinatura de Memorando de Entendimentos com a empresa Fortecue. A ação teve como objetivo a união de esforços para o desenvolvimento da cadeia produtiva de Hidrogênio Verde (H2V) no Estado. O encontro aconteceu no Palácio da Abolição, no formato on-line, e contou com as presenças de Julie Shuttleworth, CEO Fortescue Future Industries; Agustin Pichot, CEO Fortescue na América Latina; Izolda Cela, a Vice-Governadora do Ceará; Maia Júnior, Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (SEDET); Roseane Medeiros, Vice-Presidente da FIEC e Secretária Executiva da Indústria da SEDET; Fernanda Pacobahyba, Secretária da Fazenda do Estado do Ceará  (SEFAZ); Adão Linhares, Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da SEINFRA; e Cândido Albuquerque, Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“Hoje é um dia memorável para o Ceará. Em menos de 24h, este é o segundo memorando que assinamos e que trará grandes investimentos para o Estado. O Hidrogênio Verde mudará nossa realidade, através de um desenvolvimento sustentável e ambientalmente justo. Parabenizo o Governo do Estado e a Fortescue pela ação”, afirmou o Presidente Ricardo Cavalcante.

O Memorando regula a forma e as condições pelas quais as partes signatárias se propõem a direcionar suas potencialidades, atuando em cooperação mútua com o objetivo de desenvolver um polo de hidrogênio verde no Ceará, que será localizado no Porto do Pecém.

Camilo Santana celebrou a assinatura, lembrando dos benefícios que estão por vir. “Essa unidade pretende, até 2030, produzir 15 milhões de toneladas de H2V no Estado. Isso significa desenvolver a economia, gerar emprego e renda, sendo um dos maiores investimentos da nossa história”, ressaltou.

Já Julie Shuttleworth, CEO Fortescue, aproveitou para lembrar que a instituição está muito contente em participar desta iniciativa, reforçando que a ideia é construir um polo de H2V, com suas diversas facilidades.

O Hub do Hidrogênio Verde é uma ação desenvolvida em uma parceria entre FIEC, Governo do Estado do Ceará, UFC e CIPP que vem criando cenários de fomento econômico para a nova matriz energética que deverá mudar a economia do Estado.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright