telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará completa 73 anos trazendo inovações para o trabalhador da indústria e sua comunidade

09/07/2021 - 09h07

Sempre a frente dos desafios da indústria e, antecipando-se ao futuro que permeia esse setor, o Serviço Social da Indústria do Ceará (SESI Ceará) completa, em 7 de julho, 73 anos de atividades no Estado. Entre os desafios constantes estão superar as expectativas de industriários e seus trabalhadores, com a oferta de novos serviços, soluções tecnológicas e processos inovadores para atender cada vez mais rápido e, com mais qualidade, as indústrias cearenses no que tange saúde e segurança do trabalho, educação básica regular, inovação e promoção e qualidade de vida.

De acordo com a superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soárez, o propósito é atender as demandas da indústria para que se tenha cada vez mais eficiência. “Desta forma, essa indústria se torna mais produtiva e com um crescimento sustentável. O SESI Ceará é uma instituição moderna, conceituada e consolidada que trabalha pautada na necessidade da indústria entregando serviços com qualidades para que ela transforme a economia do Estado”, declara a executiva.

Na área da saúde, as SESI Clínicas, além das diversas especialidades médicas, ampliaram, recentemente, o rol de exames, passando a contemplar diagnósticos especializados em rede credenciada. Uma novidade que brevemente será lançada é a plataforma de telemedicina, com planos de atendimentos disponíveis 24 horas por dia, opção de monitoramento de síndrome gripal, além das tele consultas médica, psicológica e nutricional.

 

Saúde 

 

O SESI se mantém como a marca mais lembrada quando o assunto é serviços em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), isso se deve a constante atualização em relação aos requisitos normativos e ao compromisso com as melhores soluções para as indústrias. A novidade que vem por aí é um modelo de negócio baseado em tecnologia, focado na gestão de desempenho, simples e preparado para as novas mudanças que serão implantadas pelo governo.

Em Promoção da Saúde, os diferentes serviços têm sido implantados com foco na qualidade de vida do trabalhador. Com modalidade de atendimento online, presencial ou híbrida. Eles são planejados e executados por uma equipe multidisciplinar, de acordo com o perfil epidemiológico dos trabalhadores, o que confere customização ao programa de atendimento de cada empresa.

 

 

 

Educação

A Educação do SESI vem a cada ano encorpando seu portfólio, visando cumprir sua missão de preparar seus estudantes para o mundo do trabalho e elevar a escolaridade do trabalhador da indústria, contribuindo, sobretudo, com a qualificação da mão de obra para a indústria do estado do Ceará. O serviço de Assessoria Educacional do SESI, que é o mais novo campo de atuação, tem como objetivo transferir conteúdo e metodologia educacionais para o poder público e escolas privadas.

A expansão das escolas por meio de adequações estruturais e ampliação de etapas de ensino (Ensino Fundamental e Ensino Médio) é um marco no crescimento da oferta de Educação Básica Regular do SESI. Atualmente a Instituição atua em Fortaleza (Parangaba), Juazeiro do Norte e Sobral.

Hoje, o SESI Ceará atende além do trabalhador da Indústria e seus dependentes, a comunidade em geral, por meio da Nova EJA (Educação de Jovens e Adultos) de forma acessível para todos. Realiza, ainda, parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária para o aprendizado de internos do sistema prisional, um trabalho de grande relevância social.

 

 

 

CIS 

O SESI Ceará investe em inovação a partir do seu Centro de Inovação em Economia para Saúde e Segurança (CIS) que gera inovações por meio de pesquisas aplicadas e geração de conhecimento. Entre alguns exemplos estão
as soluções de cálculo do ROI (Retorno Sobre o Investimento), que permite mensurar o retorno sobre o investimentos em saúde; o VOI (Valor Agregado do Investimento em Saúde) que permite mensurar o valor agregado intangível em intervenções de saúde; a criação do observatório que relacionará os acidentes de trabalho no Brasil e proporcionará os cruzamentos de dados ligados aos setores empresariais, aos períodos das ocorrências, localidades do país e custos, entre outros.

Além da realização de projeto com o objetivo de gerar maior produtividade na construção civil a partir de melhores práticas de segurança do trabalho; e o desenvolvimento da calculadora de segurança, que objetiva denotar os custos relacionados à segurança do trabalho e orientar o que poderá ser feito no intuito de gerar economia.


Cultura

 

A crise da saúde tem nos mostrado o quanto a cultura e a criatividade são essenciais para o nosso bem-estar e para a nossa sobrevivência. O Museu da Indústria reforça sua atuação tanto na memória da indústria, quanto na economia criativa.

Ainda este ano, o espaço comemora 7 anos e uma exposição será lançada para contar a história da chegada da energia elétrica ao Ceará, e seu impacto no desenvolvimento econômico e no dia a dia das pessoas.

 

 

 

 

 

 

SESI em números 


Número de atendimentos nas Clínicas
Previsão 2021: 166.984 consultas e exames

Perspectiva telemedicina
Previsão 2021: 8418 consultas

Número de alunos Promoção da Saúde
Previsão 2021: 7.229 matrículas

Número de alunos Escola SESI SENAI
Previsão 2021 número de alunos Escola SESI SENAI:1.632
Previsão 2021 número de alunos Ensino Jovens e Adultos: 3.736

 

 

Breve histórico

A instalação oficial ocorreu em 7 de julho de 1948, já escolhido para o cargo de Delegado Regional José do Nascimento, bacharel em Direito, que desempenhava importantes funções na vida pública cearense.

Naquele período, com uma estrutura simples, as atividades inicialmente desenvolvidas foram as educacionais, por meio de palestras e de cursos de alfabetização e de corte e costura, e as de assistência econômica. Como os empresários se diziam prejudicados com as faltas repetidas de trabalhadores enfermiços, foi autorizada a instalação de clínicas médicas e dentárias e de um ambulatório de enfermagem.

A instalação das clínicas tornou-se possível pela transferência da sede da Delegacia Regional, de sua primeira localização, Rua do Rosário, para a rua General Sampaio. Edifício histórico onde funcionara o Instituto Cearense de Humanidades. Na fase de Delegacia Regional, o SESI-CE quase nenhuma vinculação direta manteve com os empresários, sendo considerado um órgão assistencial como outro qualquer, até mesmo sujeito a interferências políticas.

As atividades da Delegacia Regional compreenderam, também, a educação e a recreação infantil, com o funcionamento dos Clubes do SESINHO, orientados pela revista infantil desse nome. A falta de maior aproximação com os empresários acabou por suscitar o interesse deles em administrar o SESI Regional, o que conseguiram, à frente os engenheiros Waldyr Diogo de Siqueira e Thomás Pompeu de Souza Brasil Netto, organizando a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em 1950.

Foi criada, então, a Superintendência, para a qual a diretoria da Federação escolheu Hélio Ideburque Carneiro Leal, bacharel em Direito e administrador, enquanto para os demais cargos de confiança houve o aproveitamento daqueles que já os exerciam, com algumas modificações na estrutura do órgão. A direção do Departamento Regional procurou ajustar as atividades aos fins da entidade, correspondentes às três modalidades de Serviço Social - de Casos Individuais, de Grupos e de Comunidade.

As atividades do SESI do Ceará, pela especificidade e diversificação, asseguraram ao órgão um lugar de honra entre os congêneres e as instituições assistenciais em geral, o que muito concorreu para projetar nacionalmente os industriais cearenses, levando à eleição do engenheiro Thomás Pompeu Netto para a 1ª Vice-Presidência e, em seguida, para o cargo máximo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a direção do Departamento Nacional do SESI.

Desde então, o SESI-CE é uma instituição consolidada no seio da sociedade cearense e está pautada, atualmente, na transformação digital, inovações tecnológicas e otimização de processos.

  

Superintendentes do SESI Ceará
Hélio Ideburque Carneiro Leal
Cel. Antônio Alexandrino Correia Lima
José de Miranda Portela
Carlos Roberto Cals de Melo
José Dírcio Chaves Lucena
Henrique Leite Barbosa Chaves
José Maria Henrique Gradvohl
Francisco das Chagas Magalhães
César Ribeiro
Erick Picanço
Veridiana Grotti Soárez (atual)

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright