telefone(85) 4009.6300

SENAI Ceará, Vice-Governadoria e Grupo Mulheres do Brasil ofertam profissionalização e reinserção social para internos da Comunidade Grão de Mostarda

08/07/2021 - 18h07

Luis Fernando da Silva, de 23 anos, perdeu o emprego que tinha num hotel quando a pandemia do novo Coronavírus chegou. A perda do irmão por assassinato o atingiu forte e inesperadamente e o levou a se aprofundar no uso de drogas. Resgatado pela Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda, ele vê a chance de reencontrar sua identidade. "A perda do meu irmão me atingiu muito. Perdi o emprego, me aprofundei nas drogas e cheguei aqui", conta.

A história de Luis Fernando ganhou novas perspectivas. Ele é um dos 25 internos da Comunidade beneficiados com o curso de Eletricista Instalador Residencial, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil e Vice-Governadoria do Estado do Ceará. "É uma nova chance, uma oportunidade muito grande que estou agarrando para me reencaixar na sociedade", diz. A ação faz parte do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI).

Ontem (5/7), o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, esteve na Comunidade para conhecer de perto o projeto, acompanhado da líder do Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Fortaleza, Annette de Castro, da gestora da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria do Ceará, Cristiane Holanda.

Para Paulo André Holanda, foi um dia feliz, de celebrar a parceria. "É uma parceria da mais alta importância com o Grupo Mulheres do Brasil e com a Vice-Governadoria. Estamos passando todos os conhecimentos para que essas pessoas possam voltar ao mercado de trabalho. "Vi com bastante clareza a vontade deles em se requalificar ou aprender uma nova profissão. Temos certeza que outras parcerias dessas virão. A melhor maneira de tratar o homem é pela educação", analisa. O Diretor do SENAI Ceará agradeceu ao Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, por proporcionar essas ações do SENAI. Em breve, segundo Paulo André Holanda, novos cursos de Pedreiro, Salgadeiro e Costura serão ofertados na Comunidade.

A líder do Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Fortaleza, Annette de Castro, destacou a importância da união para o bem da sociedade. "Unimos pessoas, organizações e associações com o intuito de ajudar as pessoas a construir novas vidas porque acreditamos que juntos podemos ir muito mais além. O Grupo acredita na coletividade, na sociedade civil bem e trabalhando em conjunto. Nosso vínculo com o SENAI vem crescendo. Esse projeto visa dar outro sonho, outro aspecto de vida para pessoas que precisam", explica.

A previsão de novos cursos anima o monitor e responsável pela Comunidade, Edval Andrade. "A maioria das pessoas que passa por esses cursos consegue uma colocação no mercado de trabalho. São portas que se abrem para uma nova vida. Temos muito a colher com isso", opina. O formador técnico do SENAI Ceará, Otávio da Silva, também acredita no poder da educação para transformar vidas. "Como formador, é muito desafiador esse trabalho. A parte comportamental do curso também é muito importante para que eles consigam ser mais iguais diante da sociedade, saibam conversar melhor, se impor melhor. Para o formador, se um dos alunos conseguir arrumar emprego e voltar bem para a família, já estaremos muito realizados", pontua.

A parceria do SENAI Ceará com a Vice-Governadoria está iniciando com essa turma, mas será mais ampla. De acordo com a gestora da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria do Ceará, Cristiane Holanda, está em formatação uma cooperação técnica para oferecer a disciplina de Comunicação Não Violenta e Cultura para a Paz a turmas de pessoas em situação de vulnerabilidade atentidas pelo SENAI Ceará. "Educação para a paz é trabalhar competências socioemocionais. O SENAI executa muito bem a parte técnica. Uma boa comunicação é essencial para essa vida em sociedade. Trabalhamos como podermos ser boas pessoas, aprendendo a trazer a paz para nós e para o mundo", conclui.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright