telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará desenvolve projeto-piloto com nova metodologia de gestão da inovação para transformação digital em empresa do Cariri

05/07/2021 - 15h07

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) inicia neste mês de julho projeto-piloto para a aplicação de uma nova metodologia de Gestão da Inovação, com foco na transformação digital. A metodologia será implantada na empresa Sabão Juá, localizada em Juazeiro do Norte, e o objetivo é acelerar a inovação na empresa, incorporando a tecnologia como elemento chave no negócio e integrando as operações e o capital humano em processos digitais. A iniciativa é uma ação do programa Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação para Transformação Digital, o Nagi Digital, estruturado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A ideia do programa é apoiar a gestão da inovação para a transformação digital do setor produtivo em todo o país. A iniciativa surgiu no ano passado, no contexto da crise provocada pela pandemia de Covid-19, que impulsionou a digitalização nas empresas e trouxe vários desafios aos negócios. O IEL Ceará é uma das 15 instituições selecionadas para integrar a rede Nagi Digital e, por isso, vem sendo capacitado pelo programa desde o ano passado para o aperfeiçoamento da sua metodologia de Gestão da Inovação.  

As instituições selecionadas passaram por uma etapa de alinhamento conceitual, em que participaram de oficinas teóricas e práticas. Todas as entidades que, após o alinhamento conceitual, tiveram seus projetos-pilotos aprovados recebem apoio financeiro para aplicação da metodologia em ao menos uma empresa.

Para a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, ao integrar a rede Nagi Digital, o IEL Ceará ganhou a oportunidade de refinar a sua metodologia e propagar métodos inovadores, com maturidade tecnológica. “Um dos diferenciais do IEL Ceará é a sua expertise em gestão da inovação com o uso de metodologias diferenciadas já validadas em diversas empresas cearenses. Isso foi um dos fatores que levou o Instituto a ser habilitado para participar desse projeto. Agora teremos a oportunidade de atualizá-las para a transformação digital e atender as empresas cearenses de uma maneira ainda mais efetiva. O IEL Ceará está fortemente comprometido com o processo de transformação digital das empresas cearenses e prepará-las para o futuro, que já é hoje”, afirma.     

O analista do IEL Ceará, Fábio Braga, observa que participar do programa representa um grande avanço para o IEL Ceará e que as ações a serem desenvolvidas agora com as empresas, a partir da implantação dessa metodologia de Gestão da Inovação mais atualizada, irão contribuir para a inserção dos negócios cearenses no mundo digital através da adoção de processos sistemáticos de inovação.

“Hoje, o time de Inovação do IEL Ceará, responsável pelo refinamento da metodologia, está preparado para levar a metodologia às empresas, ofertando ao mercado uma roupagem atualizada, com ferramentas que são tendência e desenvolvendo, além da inovação aberta, ações pontuais como adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei do BEM e desenvolvimento de produtos e processos, através do Hub de Inovação”, destaca.

O empresário Assis Mangueira, da empresa Sabão Juá, acredita que o projeto trará bons resultados para o negócio. Para ele, a expectativa é de que a empresa saia na frente na região e se torne ainda mais competitiva. “Nós estamos na era da transformação digital e a única certeza que temos são as mudanças. A experiência trazida pelo IEL  com certeza vai agregar muito ao nosso conhecimento e melhorar o nosso sistema produtivo. O mercado hoje é muito exigente e nós precisamos ter um controle de tudo para atingir nossos objetivos. Por isso, nos interessamos em participar desde o início”, afirmou.    

O programa Nagi Digital é realizado no âmbito das ações da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). A MEI, grupo coordenado pela CNI, reúne mais de 300 das principais lideranças empresariais do país. A Mobilização tem como objetivo incorporar a inovação na estratégia das empresas, bem como propor políticas de inovação eficazes e que coloquem o Brasil entre os países mais inovadores do mundo.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright