telefone(85) 4009.6300

12ª edição do Energia em Pauta vai debater a crise hídrica e medidas para evitar o racionamento

30/06/2021 - 18h06

O Brasil vive uma de suas maiores crises hídricas. Grande parte do país, especialmente o Centro-Sul, recebeu um volume de chuvas muito abaixo do esperado nos últimos meses. Esse déficit de precipitação colocou os principais reservatórios de armazenamento e geração de energia do país em níveis preocupantes. A condição hidrológica do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o período entre setembro de 2020 e maio de 2021 é a pior já registrada nos últimos 91 anos, operando atualmente com um nível de armazenamento de 32,18%.

Por contar hoje com uma matriz energética predominantemente oriunda de hidrelétricas (60%), o Brasil também vive, por conseguinte,  uma crise energética. Assim, a temática do risco de um racionamento tem sido recorrente na mídia, deixando inseguros consumidores e o setor produtivo.

Essa temática será o foco da 12ª edição do Energia em Pauta, evento realizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará – Sindienergia-CE e pelo Sistema FIEC. O evento tem como intuito debater temas de grande relevância do setor energético.

Abordando “A crise hídrica e as medidas para evitar o racionamento”, a iniciativa ocorre na próxima quinta-feira, 1/07, às 17 horas, de forma virtual, sendo gratuita e aberta ao público interessado, formado, em sua grande maioria, por empresários, profissionais da área, estudantes e demais interessados no assunto.

Como palestrante, essa edição traz o especialista e profissional referência na área,  Sinval Gaidan Gama, Diretor de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Doutor em Engenharia Elétrica e Administrador de Empresas, Sinval é um profundo conhecedor do tema energia e possui larga experiência, tendo ocupado cargos relevantes no setor elétrico brasileiro.

Luís Carlos Queiroz, presidente do Sindienergia-CE, abrirá o evento e Jurandir Picanço, Consultor da FIEC e Presidente da CSRenováveis/CE, será o moderador. E, para debater com o palestrante, o Energia em Pauta traz Joaquim Rolim, Coordenador de Energia da FIEC, membro do Conselho de Consumidores de Energia do Ceará – CONERGE e Diretor Técnico e Conselheiro da ABGD; João Henrique Franklin, Diretor de Operação da CHESF, Presidente do Conselho Diretor da ABRATE, Vice-presidente da ABRAGE e membro do Conselho de Administração da ONS; e Luiz Eduardo Barbosa, Diretor de Geração Centralizada do Sindienergia-CE e Vice-presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará.

Os interessados em participar do 12° Energia em Pauta devem realizar a inscrição por meio do link: , disponível também nas redes sociais do Sindienergia-CE (@sindienergiaceara).

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright