telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará alerta sobre cuidados com a diabetes

25/06/2021 - 14h06

Sempre atento ao bem-estar e qualidade de vida dos profissionais da indústria, seus dependentes e toda a sociedade, de forma geral, o SESI Ceará ressalta a importância de estar atento a uma doença tão comum nos dias atuais, a Diabetes, que é lembrada nacionalmente no dia 26/06.

A entidade disponibiliza ações educativas em promoção da saúde que alerta sobre esse tema, assim como tem em seu portfólio oficina sobre “Como evitar doenças crônicas”, “Adotando uma alimentação saudável” e “Alimentação saudável em Tempos de Pandemia”.

A diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. Se esse nível for alto acontece a hiperglicemia. Que se persistir por longos períodos, poderá levar a danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

A nutricionista do SESI Ceará e especialista em Nutrição Clínica Funcional, Maria José Pinheiro, relata que tem recebido muitos pacientes que chegam desesperados ao consultório sem saber o que comer quando são diagnosticados com diabetes mellitus, enquanto outros consideram apenas o açúcar como vilão nessa doença.

Alimentação
Quando falamos em diabetes, a palavra glicemia passa a fazer parte da vida das pessoas e elas aprendem que a glicemia se eleva quando a glicose está alta no sangue. “Por isso, o açúcar passou a ser o vilão número um da diabetes, justamente porque ele é composto de moléculas de glicose juntas e que são separadas no processo digestivo. Porém, é importante sabermos que todos os alimentos de origem vegetal também possuem glicose em sua estrutura, alguns em maior quantidade do que outros. Então devemos dar atenção a essas outras fontes de glicose, que são chamados de carboidratos”, explica a nutricionista.

Mas vale lembrar, que o organismo precisa de carboidratos, porque neles são extraídos a glicose que é o combustível da maioria de nossas células. Então, o segredo está na escolha dos alimentos (tipo de carboidratos) e na quantidade que ingerimos em cada refeição. “Devemos conscientizar nosso ato de comer, entendendo que é preciso encontrar o equilíbrio entre a ingestão de alimentos e as necessidades do nosso organismo”, aponta Maria José.

Dieta balanceada
O equilíbrio dos macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) é fundamental para a manutenção do perfeito controle metabólico. Não devemos apenas olhar para os carboidratos, mas para todos os alimentos que levaremos à boca. A especialista em nutrição revela que para assegurar um bom controle metabólico é importante evitar grandes variações diárias na glicemia, então, recomenda-se que a alimentação seja fracionada em cinco a seis refeições, três principais e de duas a três compostas por lanches.

“Com essa atitude distribuímos os carboidratos ao longo do dia, não deixando que eles se concentrem em determinados horários. Outro objetivo com o fracionamento das refeições é assegurar uma maior saciedade para o paciente diabético, além de garantir oferta constante de micronutrientes (vitaminas, minerais e compostos bioativos)”, detalha.

Ela ressalta que o que ajuda no controle da glicemia é escolher como base da alimentação os alimentos in natura e minimamente processados, assim, reduzindo o consumo de alimentos ultra processados.

Prevenção
O Guia Alimentar da População Brasileira é a base para uma alimentação saudável que promoverá saúde, evitando as doenças crônicas como Diabetes Mellitus. “No guia encontramos a recomendação para variar os alimentos montando pratos mais coloridos, evitando a monotonia alimentar”, indica Maria José.

No conteúdo, fica claro que a ingestão de hortaliças, de diferentes tipos e cores, as leguminosas, frutas, cereais, principalmente os integrais, devem ser estimulada e aumentada o consumo, destaca para as escolhas de carnes magras, aves, peixes, ovos, leite, iogurte, queijo, principalmente os desnatados. Lembra, ainda, que devemos limitar a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, sal e açúcar de adição em sucos e vitaminas. Recomenda-se, também, evitar bebidas prontas com adição de açúcares, como os refrigerantes.

Para mais informações sobre os serviços do SESI Ceará em relação as doenças crônicas e oficinas sobre alimentação entrar em contato pela central (85) 4009.6300.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright