telefone(85) 4009.6300

Superintendente do IEL Ceará assina artigo em reportagem especial do jornal O Povo

16/06/2021 - 14h06

A plataforma multistreaming OP+, do jornal O Povo, publicou no dia 9/6 uma reportagem especial sobre os desafios das mulheres no mercado de trabalho durante a pandemia. A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, participou da reportagem com um artigo intitulado “O que o futuro espera de nós”. Leia, abaixo, o artigo na íntegra:

O que o futuro espera de nós 

Desde o início do século XXI o mercado de trabalho passa por grandes e intensas transformações e, em meio a todas as mudanças, as mulheres vêm conquistando seu espaço e reduzindo, pouco a pouco, as diferenças. Porém, surgiu a pandemia e, para além dos efeitos na saúde e na economia, os avanços se mostraram vulneráveis diante do peso imposto à mulher das tarefas domésticas e do cuidado com crianças e idosos.

A realidade preocupa, mas devemos olhar para o futuro e focar na busca de soluções. Ainda não sabemos quando, mas certamente essa pandemia irá acabar. No pós-pandemia, provavelmente os desafios serão ainda maiores, mas diversas oportunidades hão de surgir. Por isso, é importante compreender esse novo cenário e se preparar profissionalmente para um mercado cada vez mais concorrido, acelerado e digitalizado.  

Ressalto que a capacitação contínua é um diferencial competitivo importante neste contexto de intensas transformações que estamos vivendo. Estar capacitada, atenta às novas demandas do mercado e pronta para encará-las, garante mais empregabilidade e valor à carreira das mulheres que procuram estar alinhadas com esta nova realidade mercadológica.

O conhecimento, que já era necessidade de primeira ordem antes mesmo da chegada do coronavírus, agora o é mais ainda. Todo profissional precisa se reinventar e desenvolver novas habilidades e competências para garantir sua permanência no mercado. Quem ficar na zona de conforto dificilmente vai se adaptar a esse novo contexto. É fundamental saber desaprender e aprender de novo.

As empresas também estão, nesse momento, revendo seus modelos de negócios e atualizando sua gestão com um olhar atento ao futuro. Por isso, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), no intuito de contribuir com o desenvolvimento da carreira dos cearenses, está sempre trazendo cursos alinhados ao processo de transformação digital que apresentam e preparam os alunos para o uso, na prática, das ferramentas emergentes do mundo corporativo, capacitando-os para se tornarem profissionais essenciais para qualquer empresa.

O nosso portfólio está totalmente alinhado às necessidades empresariais, com temáticas que são tendência no mercado. São cursos que além de complementarem o currículo, agregam competências importantes para o profissional do século XXI.

Muitos desafios surgem no meio do caminho, mas o mais importante é lutar persistentemente e saber que nós, mulheres, fazemos a diferença no mundo. Tudo é possível, desde que tenhamos foco, propósito e jamais desistamos. Eu acredito que o futuro do trabalho é feminino. E o futuro é já!
 
Dana Nunes
Superintendente IEL Ceará

A reportagem completa pode ser acessada AQUI.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright