telefone(85) 4009.6300

SESI Ceará destaca a importância da Língua Portuguesa na vida profissional e acadêmica

10/06/2021 - 15h06

A Língua Portuguesa está entre os 10 idiomas mais falados do mundo. É a nossa língua materna e dominá-la faz com que possamos obter destaque e diferenciação na nossa vida acadêmica e profissional. E hoje, 10/6, o SESI Ceará celebra o Dia da Língua Portuguesa e ressalta a importância que ela tem no nosso dia a dia, além da vida profissional e acadêmica.

A professora coordenadora da área de linguagens e códigos do SESI Ceará, Rejane Pereira da Silva, comenta que na vida acadêmica fazer uma boa redação, fazer uso dos conhecimentos gramaticais e interpretar questões são ações de suma importância e somente aquelas pessoas que se dedicam ao domínio da língua são capazes de realizar.

“Quanto a vida profissional o conhecimento em língua portuguesa pode alavancar a carreira. Cada vez mais as empresas estão selecionando pessoas  queconseguem fazer boas apresentações. Ter um bom desempenho na comunicação e domínio da língua escrita e falada são habilidades que o mercado cada vez mais competitivo exige”, declara.

Comunicação digital

Atualmente, outro ponto de atenção em relação a nossa língua mãe é o avanço das tecnologias e meios de comunicação digitais. Que facilitam as relações, mas na maioria das vezes a língua portuguesa é usada com abreviações que não existem ou de forma errada. Rejane avalia que os principais desafios para o ensino de Língua Portuguesa, hoje, são o uso adequado de todas as ferramentas digitais, já que contamos com inúmeras ofertas.

“Fazer com que os alunos compreendam que mesmo por meio de recursos digitais é possível apreender o conhecimento no que diz respeito à apropriação das regras gramaticais e construção de textos de gêneros diversos”, aponta a professora. O desafio escolar é aumentar a quantidade de alunos leitores, já que hoje o público jovem prefere usar o tempo livre nas redes sociais, e não para leitura.

A professora informa, ainda, que o grande diferencial da proposta pedagógica do SESI Ceará desenvolvida em todos níveis de ensino  é a oferta de aulas com uso de tecnologias digitais, plataformas de aprendizagem e professores qualificados para promover o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para fazer uso da língua materna com proficiência, tornando os nossos alunos preparados para o mercado de trabalho e para a vida.

Confira 10 dicas de erros mais comuns praticados atualmente na escrita

 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright