telefone(85) 4009.6300

Ricardo Cavalcante discute ampliação de negócios internacionais dos setores de Confecção, Têxtil e Calçados durante 1ª Rodada Internacional de Moda

14/04/2021 - 17h04

Na manhã desta terça-feira (13/04), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, dialogou sobre a importância do fortalecimento das relações comerciais internacionais entre empresas dos setores de Confecção, Têxtil e Calçados e os diversos mercados mundiais, durante a 1ª Rodada Internacional de Moda. O evento, contou com a presença de Maia Júnior, Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET); Roseane Oliveira de Medeiros, Secretária Executiva da SEDET e Vice-Presidente da FIEC; Jaime Bellicanta, Vice-Presidente da FIEC e Presidente do Sindicalf; Cristiano Junqueira, Presidente do SINDITÊXTIL; Elano Martins Guilherme, Presidente do SINDCONFECÇÕES; Francisco Lélio Matias Pereira, Presidente do SindRoupas; Morgan Doyle, representante do BID no Brasil;  Anjoum Noorani, representante da Embaixada Britânica na Brasil; Sérgio Ferreira, representante do Escritório da Apex-Brasil na região Nordeste, entre outros.

A Rodada Internacional Virtual de Negócios da Moda faz parte de uma parceria entre o BID e o UK ProsperityFund, do Governo Britânico, e tem como objetivo incentivar a inserção dos pequenos negócios brasileiros no comércio internacional, disponibilizando o sistema virtual de business matchmaking para conectar as empresas cearenses aos compradores internacionais, além de apoio técnico da equipe do Banco nos processos de marketing e comunicação do evento. A ação também integra a programação do Ceará ao Cubo, lançado em 2020, pela Sedet e Adece.

Ricardo Cavalcante, Presidente da FIEC, comentou sobre a importância do evento. “Estimular exportações e importações das nossas indústrias faz parte de um dos objetivos. Para isso, precisamos contar com estrutura para que nossos empresários possam trabalhar junto aos órgãos e é isso que estamos fazendo aqui. Parabenizo tanto a BID, a Embaixada do Reino Unido por esse momento, como ao Governador Camilo Santana por estar sempre se preocupando com o desenvolvimento de nossos negócios”, declarou.

A 1ª Rodada Internacional conta com reuniões pré-agendadas com compradores estrangeiros e fornecedores do Ceará e de outros estados da região Nordeste. O objetivo é promover a internacionalização de produtos e serviços pós-pandemia e multiplicar as oportunidades de negócios para as pequenas e médias empresas cearenses.

Por meio da parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará e Centro Internacional de Negócios-CIN, foi realizado um Workshop preparatório para os fornecedores inscritos na Rodada Internacional de Negócios de Confecção, Têxtil e Calçados, com o objetivo de repassar informações estratégicas acerca de comércio exterior, além de dicas importantes sobre como participar de uma rodada de negócios. Na oportunidade, o representante do BID apresentou a plataforma de negócios a ser utilizada para as negociações. 

A Rodada Internacional de Negócios conta com 33 compradores de 19 países seguintes países, 79 vendedores da região Nordeste, sendo 70 do Ceará e 9 dos outros estados do Nordeste (Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

Estiveram, também, entre os participantes do evento Maurício Filizola, Presidente da Fecomércio; Joaquim Cartaxo, Diretor Superintendente do Sebrae Ceará; Paulo Rabelo- Presidente da Câmara Setorial da Moda; e Wandocyr Romero,  Fórum das Câmaras de Comércio.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright