telefone(85) 4009.6300

Líderes desenvolvem novas competências com o PDL do IEL Ceará

14/04/2021 - 14h04

Os resultados das empresas estão diretamente ligados à performance de suas equipes. Nesse contexto, o papel do líder é fundamental e, por isso, ele precisa estar muito bem preparado. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) criou uma solução, o Programa de Formação e Desenvolvimento de Líderes (PDL), que pode ajudar as empresas cearenses a qualificarem seus líderes e a melhorarem os seus indicadores de desempenho.

O PDL visa o desenvolvimento comportamental de profissionais das mais diversas áreas de atuação que lideram equipes e/ou projetos. A coordenadora de Desenvolvimento Empresarial e de Carreiras do IEL Ceará, Mariana Fortaleza, explica que o serviço tem início com uma avaliação da necessidade estratégica da empresa. “Nós entendemos por que a empresa quer desenvolver essa liderança e em que aspectos essa liderança precisa ser desenvolvida. Todo o programa é personalizado para a demanda da empresa, não é um produto de prateleira”, afirma. A partir desse diagnóstico, o IEL apresenta diversas soluções especializadas para atender às necessidades apresentadas.

Nos módulos, o enfoque será aprender a partir da prática por meio de exercícios e dinâmicas de grupo. Entre os módulos, o participante trabalhará as demandas de desenvolvimento individual e potencialização de pontos fortes através de exercícios estratégicos para este desenvolvimento.

O programa conta com avaliação e análise preliminar do perfil comportamental de todos os participantes, caso a empresa deseje, feedback, construção de plano de ação individual, realização dos módulos comportamentais e encontros periódicos de follow up do plano de ação com cada participante do programa, objetivando o desenvolvimento de competências estratégicas. “É tudo atualizado com o que o mercado oferece hoje”, ressalta a coordenadora.

Transformações

O mundo passa por transformações rápidas e profundas que impactam decisivamente nas empresas e exigem um novo perfil de líderes.  O ambiente dinâmico, complexo e volátil dos negócios requer lideranças capacitadas para lidar com constantes mudanças e tomar decisões de maneira criativa e assertiva em um curto espaço de tempo.

Ao líder, hoje, é exigido um entendimento sobre todos os desdobramentos que o mundo digital e a adoção de novas tecnologias trazem para as empresas. Segundo a coordenadora de Desenvolvimento de do IEL Ceará, Mariana Fortaleza, é muito importante que as lideranças – que são os grandes guardiões da cultura das empresas – estejam preparadas para esses desafios de uma forma sistêmica, adotando soluções ágeis e efetivas. 

“A forma tradicional de se fazer gestão era a de planejamentos muito demorados. Antes, os planejamentos poderiam durar cinco anos. Hoje, os planejamentos têm de ser ágeis, desburocratizados. As pessoas têm de ser rápidas em implantar, em corrigir, em desenvolver novas estratégias. O mundo está de um jeito hoje, mas pode mudar já já. O líder tem que estar pronto para fazer essa gestão ágil, essa gestão que se modifica a todo momento e que tenta se adaptar a esse cenário de intensas modificações”, explica Mariana.

Para isso, o líder precisa desenvolver características como mindset ágil, criatividade, adaptabilidade, tolerância à frustração e flexibilidade cognitiva. O PDL surgiu justamente para desenvolver essas competências. O lema é: "Novos líderes para novos tempos”. 

“O novo líder precisa não só de resiliência, mas de competências anti frágeis. Essas competências fazem com que aquele que passa por um processo difícil não volte mais ao estado natural, como na resiliência, mas para um estágio melhor, porque ele aprende com todos os processos. Além disso, o líder desse novo tempo precisa de habilidade para gerir pessoas, ser cada vez mais humano”, destaca a coordenadora.

Acesse o site do IEL Ceará ou entre em contato pela Central de Relacionamento 4009-6300 ou pelo e-mail iel@sfiec.org.br e obtenha mais informações sobre o programa. 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright