telefone(85) 4009.6300

Após reabrir, Central de Manutenção de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios do SENAI entrega 20 respiradores em uma semana

06/04/2021 - 18h04

Com a segunda onda de infecções por Coronavírus em todo o país, o Ceará enfrenta lotação em hospitais e leitos de UTI em todas as regiões do estado. Para reforçar o combate à pandemia e os cuidados com pacientes internados, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, orientou a reabertura da Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará).

Após a reabertura, a Central já entregou 20 respiradores consertados, em uma semana. A previsão é que mais quatro equipamentos sejam entregues nos próximos dois dias.

O trabalho de conserto destes equipamentos está sendo realizado de forma rápida e precisa, para que mais ventiladores estejam disponíveis o quanto antes, ajudando no combate à pandemia.

“Profissionais de diferentes áreas e diversos setores estão trabalhando de forma integrada na Central de Manutenções. Parabenizo e agradeço a esses heróis que estão trabalhando neste projeto, dando exemplo no enfrentamento à Covid-19: os profissionais e instrutores do SENAI Jacarecanga, Barra do Ceará e Maracanaú. E ressalto a liderança do Elias Pedrosa, Gerente da unidade do SENAI Jacarecanga e SENAI Parangaba e especialista em Engenharia de produção, com um trabalho fantástico de coordenação desta ação”, disse Paulo André Holanda, Diretor do SENAI Ceará.

Saiba mais
Instalada em 2020, no SENAI Jacarecanga, a Central foi reaberta oficialmente no dia 19/3/2021. Com a diminuição dos casos, em setembro de 2020, o funcionamento da estrutura havia sido suspenso. Desde o dia 13/3/2021, os profissionais do SENAI foram mobilizados para retomar esse trabalho. São 20 pessoas trabalhando diretamente nos consertos.

A Central será mantida em operação enquanto perdurar a atual situação de crise aguda da pandemia de Covid-19 no Ceará. O objetivo é ganhar velocidade, rapidez e dinamismo nos consertos, utilizando técnicas de Engenharia Reversa para produção de peças que faltam, entre outros métodos, evitando a demora da importação.

Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da Covid-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. Nacionalmente, os aparelhos estavam sem uso e foram restaurados graças à união de 28 instituições e empresas. A maioria dos equipamentos restaurados precisava de novas peças para voltar a operar.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright