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Confira os cursos do Centro Internacional de Negócios para março e abril

25/02/2021 - 14h02

Alinhado ao objetivo de promover a cultura da internacionalização das indústrias no Ceará, o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) promove capacitações voltadas para a teoria e prática das operações de Comércio Exterior. O intuito é oferecer as informações necessárias para as empresas investirem na exportação e importação e qualificar profissionais que farão a diferença nas indústrias.

"O CIN busca oferecer um ambiente de aprendizagem permanente, com temas atuais, relevantes e principalmente com profissionais qualificados e com experiência de mercado", ressalta a analista de Comércio Exterior do CIN, Rafaela Cavalcante.

Os cursos acontecem na modalidade EAD ao vivo e EAD gravado.

Confira os cursos com inscrições abertas:

Operações e Conceitos do Comércio Exterior
Dias 9 e 10/3
8h30 às 11h30
EAD ao vivo
Objetivo: Conhecer o comércio exterior de uma forma geral para início das operações nas empresas e utilizar como base para demais operações vinculadas nas transações comerciais internacionais.
Conteúdo: Estrutura e Órgãos do Comércio Exterior Brasileiro, Termos Internacionais de Comércio - Incoterms, Classificação Fiscal de Mercadorias – NCM, Modalidades de Pagamento, Modais de Transporte, Sistemas informatizados do Comércio Exterior, Tributos na Importação e Exportação, Multas e Infrações e Documentação.


Importação: Fundamentos e práticas
Dias 24 e 25/3
8h30 às 11h30
EAD ao vivo
Objetivo: Proporcionar uma visão geral e prática do processo de importação e seus conceitos básicos com o objetivo de facilitar a compreensão das fases do processo, bem como sua operacionalização.
Conteúdo: Tratamento Administrativo das Importações (Desenvolvimento e Planejamento, Aspectos Comerciais, Importações sujeitas a exame de similaridade e Importação temporária); Processo de Importação (Habilitação da Empresa, Identificação do produto a ser importado, Erros na classificação da mercadoria, Prospecção de mercado, Custos de Importação, Modalidades de Pagamento, Instruções de Embarque, Documentos de Importação, Despacho Aduaneiro, Importações pelo Correio e Prestadores de Serviços).

 

Negociação Internacional
Dias 7 e 8/4
8h30 às 11h30
EAD ao vivo
Objetivo: Apresentar aos participantes de maneira clara, objetiva e prática as etapas que compõem um processo de negociação internacional, como se preparar corretamente para uma negociação e o impacto cultural neste processo. Com exemplos práticos somados abordaremos questões do dia a dia, focando o curso na busca de resultados efetivos para a empresa.
Conteúdo: Afinal de contas, o que é negociação?, Negociar no mercado interno é a mesma coisa que negociar no mercado externo?, O que negociamos no comércio exterior?, A Arte da Guerra ou da Negociação? Sun Tzu tinha razão?, As etapas de um processo de negociação internacional, como me preparar corretamente?, O poder da informação, As diferenças culturais e seu impacto no processo de negociação, O risco do óbvio na negociação, Como registrar todas as etapas de sua negociação. Não confie na memória, Mapa negocial, e Como construir seu roteiro de negociação.

 

Exportação na Prática
Dias 27 e 28/4
8h30 às 11h30
EAD ao vivo
Objetivo: Apresentar de maneira objetiva e prática as diversas etapas que compõem um processo de exportação, através de uma visão macro, permitindo assim que o participante possa analisar de maneira crítica as oportunidades e riscos existentes e como minimizar estes ao decidir exportar os seus produtos e/ou serviços. Focamos na aplicabilidade das informações que serão passadas e na simplicidade da comunicação evitando, na medida do possível, uma linguagem muito técnica.
Conteúdo: As questões básicas do comércio exterior, Como construir um diferencial competitivo no comércio exterior, Comitê de exportação. O que é e como montá-lo, O que é exportação direta e indireta?, Siscomex e Siscoserv, Órgãos gestores e anuentes do comércio exterior, Afinal de contas, quem participa de um processo de exportação?, Classificação fiscal de mercadorias. Uma breve visão sobre o tema, Incoterms 2020, As principais modalidades de pagamento, suas características e riscos, Documentos de exportação: características, cuidados no preenchimento e os principais erros cometidos e Prática: Check list de avaliação da maturidade exportadora da empresa.


Em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), três cursos estão sendo ofertados pelo CIN, na modalidade EAD gravado.

Confira os detalhes de cada um:

Formação do Preço de Exportação
Objetivo: O objetivo do curso é capacitar o empresário para que possa formar o preço dos seus produtos para a exportação. Para isso, passará por todas as etapas da definição do preço, além de abordar temas pertinentes a esse cálculo, como: o panorama de tributações incidentes para o mercado externo, as regras referentes às condições de venda internacional (os chamados Incoterms ®) e as estratégias de precificação.
Conteúdo: Exportação: Fatores de sucesso e tributação (Os fatores de sucesso para a exportação, Os incentivos fiscais para quem exporta, Exportação direta vs. exportação indireta); Incoterms: Termos para uma transação internacional (A composição dos custos do produto para um negócio internacional e Os Incoterms e sua classificação); Formação do preço: Estratégias e métodos para formação do preço de exportação (As estratégias de precificação visando o mercado externo e O passo a passo de como utilizar a Calculadora CNI para calcular o preço de exportação).

 

Exportação passo a passo
Objetivo: O objetivo do curso é capacitar o empresário e apresentar uma visão geral da exportação, da preparação à operação para exportar o produto.
Conteúdo: Introdução às etapas de exportação, Etapa estratégica da exportação, Etapa comercial da exportação, Etapa operacional da exportação e Plano de ação para exportação.

 

Desenvolvimento e adequação de embalagem para exportação
Objetivo: O objetivo do curso é capacitar o empresário para que possa desenvolver e/ ou adequar a embalagem dos seus produtos para a exportação. Para isso, serão apresentadas ferramentas e técnicas para compreender o mercado-alvo e para adequar a embalagem visando esse novo mercado.
Conteúdo: A embalagem para exportação, Análise da embalagem no mercado-alvo, Adequação da embalagem ao mercado-alvo, Testes e validações e Estudo de caso.

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ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
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