telefone(85) 4009.6300

Programa Orientação de Carreira do IEL Ceará ajuda a traçar com assertividade futuro profissional

23/02/2021 - 14h02

Escolher uma carreira pode ser um dilema para qualquer pessoa, independentemente de qual etapa da vida ela esteja. De estudantes do ensino médio na fase de decidir qual faculdade irão cursar a profissionais maduros em busca de novas perspectivas, todos se deparam com muitos caminhos possíveis. Nesse momento, é normal surgirem dúvidas e, com elas, a necessidade de orientação. Para ajudar essas pessoas a tomarem decisões assertivas, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) disponibiliza o programa de Orientação de Carreira, voltado tanto para pessoas quanto para empresas. 

A coordenadora do IEL Ceará, Mariana Fortaleza, explica que o programa é voltado para pessoas que buscam autoconhecimento e querem identificar melhor suas habilidades e competências para traçar uma rota profissional em sintonia com o seu perfil comportamental. Esses conhecimentos servem, especialmente, para estudantes que estão inseguros em relação ao curso universitário e para profissionais que desejam realizar uma transição de carreira. O programa também é destinado a empresas de uma maneira geral, que querem desenvolver os seus colaboradores, e também para escolas com o objetivo de ajudar seus alunos na compreensão de seus talentos e objetivos profissionais. 

"A nossa metodologia é baseada na metodologia de Orientação Profissional (OP). Nós desenvolvemos um escopo extremamente personalizado para as empresas e de acordo com a necessidade estratégica delas. Para as pessoas, o processo também é customizado, alinhado a essa metodologia. São seis sessões individuais, que podem acontecer on-line ou presencialmente, em que serão trabalhadas ferramentas de autoconhecimento, análise de perfil comportamental e a construção de trilhas de ação e desenvolvimento, para que a pessoa busque as oportunidades dentro do perfil que ela trilhou durante o seu processo. É uma solução muito focada nas demandas dos clientes", esclarece.

Segundo Mariana, empresas que desenvolvem um projeto de orientação de carreira, ao promoverem o desenvolvimento das pessoas, ganham um diferencial competitivo importante, agregando valor à sua marca. Para as pessoas, o programa é importante porque vai gerar uma clareza sobre o caminho profissional a ser seguido. "Com a ajuda de profissionais especialistas, nós vamos desenhar com o cliente essa trilha por onde ele deve ir, baseada nos seus pontos fortes, no seu perfil e nos seus desejos sobre a carreira", ressalta.

A coordenadora afirma que o programa é muito vantajoso para profissionais em transição de carreira. Ela explica que hoje em dia é muito comum encontrar pessoas insatisfeitas com o que fazem e isso decorre, muitas vezes, da falta de autoconhecimento. De acordo com ela, as pessoas têm muito acesso à informação e o mercado está ansioso, demandando das pessoas um constante movimento em busca de melhorias e de satisfação pessoal.  
  
"Querendo ou não, isso abre espaço para que as pessoas questionem suas próprias carreiras. O mercado vai exigir que o profissional tenha determinado perfil, determinadas habilidades. Então, as pessoas vão recebendo essas informações, vão se autoavaliando e vão tendendo a fazer outras escolhas para suas carreiras", observa.

Outro ponto importante a ser considerado é que as mudanças nas empresas e no mundo do trabalho têm feito surgir novas carreiras, o que desperta a atenção e o interesse tanto de novos profissionais quanto de profissionais mais experientes. Para a coordenadora, é essencial, antes de uma mudança de rota, que o profissional entenda que é preciso se desenvolver, ser flexível, investir em processos de autoconhecimento e se atualizar com frequência para entender o que o mercado está pedindo. "Quem é você em meio a esse mercado e como se desenvolver para atender às demandas desse mercado? Essa é uma pergunta-chave, que todos os profissionais devem se fazer", provoca.   

Ficou interessado no programa de Orientação de Carreira do IEL Ceará? Ligue para a Central de Relacionamento do Sistema FIEC 4009-6300 e obtenha mais informaçoes. 

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright