telefone(85) 4009.6300

IEL Ceará capacita colaboradores do Sistema FIEC e contribui para a melhoria da performance profissional da equipe

18/02/2021 - 10h02

Depois de uma completa reformulação em seu portfólio de serviços, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) vem se firmando como uma instituição diferenciada pela qualidade das soluções oferecidas e pela sintonia com as demandas mais atuais do mercado. Os cursos são exemplo disso. Mês a mês, as capacitações do IEL Ceará levam a centenas de profissionais e empresários conhecimentos ligados a diversas temáticas alinhadas às principais tendências de mercado, como metodologias ágeis, gestão da inovação, Indústria 4.0 e transformação digital, além daqueles voltados às características comportamentais, como liderança, inteligência emocional, soft skills, entre outras.

O Sistema FIEC, que passa internamente por diversas transformações e busca cada vez mais agilidade na gestão, tornou-se, desde o surgimento desse novo IEL Ceará, um cliente assíduo. De janeiro de 2020 a janeiro de 2021, 206 colaboradores do Sistema participaram dos cursos do IEL Ceará. Vários deles fizeram mais de um curso, totalizando 352 certificações concedidas pelo IEL Ceará a colaboradores do Sistema FIEC no período. Dos 114 cursos e workshops oferecidos durante esse período, 64 contaram com a participação dos colaboradores do Sistema.

Francisco Rafael Oliveira da Silva, assistente financeiro da Gerência Financeira (GEFIN), é um desses alunos com mais de um curso do IEL Ceará no currículo. Ele diz enxergar o IEL Ceará como uma instituição de vanguarda, com excelentes professores e que conseguiu se adaptar perfeitamente ao formato EaD, mantendo a mesma qualidade dos cursos presenciais. Na opinião dele, esse novo momento do IEL Ceará tem sido muito bom para o Sistema FIEC, como um todo, e um dos grandes diferenciais é conseguir aliar, nas capacitações, teoria e prática.  

“Os professores, além das revisões e conceituações teóricas, sempre utilizam metodologias ativas, fazendo simulações, estudos de caso, discussões em grupo e análises práticas de problemas, permitindo possibilidades dinâmicas de conciliar a teoria e a prática. Isso tudo somado aos casos compartilhados pelos colegas de turma, que permite uma troca muito rica. Os conhecimentos adquiridos contribuem para a ampliação do meu repertório pessoal para análise de problemas de forma holística. Diante dos desafios, me ajuda a ter maior discernimento e clareza do que está acontecendo ou do que pode acontecer, desde o momento da promoção e comunicação dos serviços ao mercado, até a fase de finalização da prestação do serviço, levando em consideração a dinâmica e todas as nuances dos fluxos de trabalho das áreas envolvidas direta e indiretamente”, declara.

Outra aluna do IEL Ceará é Rhayza Kelly Monte de Sousa, também assistente financeira da GEFIN. Para ela, o novo portfólio do IEL Ceará é amplo e rico, com temáticas que vão além das exigências do mercado. Rhayza destaca também a qualidade dos professores, que são profissionais atuantes no mercado e por isso fazem os participantes vivenciarem na prática a teoria. Ela ressalta que a oportunidade de se capacitar “em casa”, já que o IEL Ceará também faz parte do Sistema FIEC, é muito importante e traz uma série de vantagens.

“Todos os colaboradores do Sistema deveriam vivenciar essa experiência e incentivar uns aos outros, pois os cursos ministrados pelo IEL Ceará, além de serem práticos e totalmente aplicáveis ao dia a dia, são muito ricos em conteúdos. Além disso, podemos expandir nosso networking e vivenciar muito mais do que troca de informações e/ou experiências, mas aprender melhores maneiras de praticar aquilo que já executamos atualmente em nossos setores”, frisa.

A analista administrativa do Observatório da Indústria, Josania Freitas da Cunha, conta que os cursos do IEL Ceará permitiram que ela ampliasse seus horizontes. “Os conhecimentos contribuem para a melhoria contínua do exercício da minha profissão no Sistema Fiec. Na verdade, são aprendizados que vão além do meu trabalho, posso aplicá-los também em ações de voluntariado na comunidade em que estou inserida. Conhecimento é algo que depois de adquirido ninguém nos tira. Minha palavra é gratidão sempre! Obrigada IEL Ceará!”, diz.

Vale destacar que esse novo portfólio do IEL Ceará conta também com cursos in company, cujo conteúdo é completamente personalizado, de acordo com as necessidades específicas do cliente. Neste ano, para o Sistema FIEC, o IEL Ceará realizou o curso Ferramentas para Análise de Crédito e Cobrança, ministrado pela assessora técnica do IEL Ceará, Jamille Alencar.     

Uma das alunas desse curso foi a assistente financeira do SENAI Maracanaú, Andréia Sabino. Na avaliação dela, o curso foi uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento profissional. “O curso me trouxe muitos conhecimentos sobre a área em que atuo e permitiu que enxergasse minhas atividades de uma maneira mais aprofundada. A capacitação abordou como nossas rotinas diárias têm impacto no todo, dentro da organização. Pudemos entender de forma clara e objetiva o quanto nosso papel tem impacto nas metas da organização, e como aperfeiçoá-las a partir desse entendimento. Foi uma experiência maravilhosa”, declara. 

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, afirma que os números são expressivos e mostram que esse novo momento do IEL também valoriza e estimula a participação dos colaboradores do Sistema nas capacitações. “O que temos percebido é que há muito anos isso não acontecia. As pessoas buscavam se capacitar fora e agora estão voltando para o IEL”, pontua.

Segundo ela, a gestão do presidente Ricardo Cavalcante está muito focada na otimização e automação de processos para garantir atendimento mais ágil e assertivo às empresas cearenses. Para isso, os próprios colaboradores estão envolvidos nas transformações que estão sendo implementadas e com o intuito de prepará-los para esse novo desafio o IEL Ceará tem dado uma grande contribuição.

"Estamos passando por uma grande transformação no Sistema e o IEL está antenado a tudo isso, trazendo para os nossos colaboradores o que há de mais avançado e moderno nas temáticas mais atuais do momento. Através do conhecimento, esperamos contribuir para a melhoria da performance dos colaboradores do Sistema e elevar o nível dos serviços prestados à Indústria cearense”, avalia.

Acompanhe o Sistema FIEC nas redes sociais:

ESG: Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Ambiental

6 Água potável e saneamento 7 Energia acessível e limpa 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 14 Vida na água 15 Vida terrestre

Social

1 Erradicação da pobreza 2 Fome zero e agricultura sustentável 3 Saúde e bem-estar 4 Educação de qualidade 5 Igualdade de gênero 6 Água potável e saneamento 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 10 Redução das desigualdades 12 Consumo e produção responsáveis 16 Paz, justiça e instituições eficazes

Governança

5 Igualdade de gênero 8 Trabalho decente e crescimento econômico 9 Indústria, inovação e infraestrutura 11 Cidades e comunidades sustentáveis 12 Consumo e produção responsáveis 13 Ação contra a mudança global do clima 16 Paz, justiça e instituições eficazes 17 Parcerias e meios de implementação
FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará
Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota - Fortaleza/CE - CEP: 60.120-024 - CNPJ: 07.264.385/0001-43
Política de Privacidade & Copyright